Resenha: O maior mágico do mundo

         

Sinopse: Victor tinha nove anos. Ele era filho do maior mágico do mundo. Isso causava algumas inseguranças para o garoto porque, às vezes, aconteciam coisas estranhas, e ele não sabia se eram reais ou mágicas. Até que um terrível monstro trazido lá do mundo das mágicas parece não querer voltar para o seu mundo e transforma a história numa incrível aventura.

      Numa tarde chuvosa estava eu, de pernas para o ar, pensando nem sei em que, quando ouço o carteiro chamar. Saí correndo [como sempre], a ponto de cair e, quando vi aquele grande envelope azul, sabia imediatamente que a surpresa ali dentro seria das boas!


          Corri para o sofá, com os olhos brilhando feito criança e o abri. Como eu havia imaginado, a surpresa realmente era DAS BOAS! O primeiro livro de minha parceria com a Editora Biruta havia chegado.


          Antes de falar do livro em si, devo falar do cuidado e carinho com que ele foi preparado para o envio. Com uma cartinha manuscrita [algo que faz meu coração derreter], uma mensagem diretamente dedicada aos meus alunos e eu e uma porção de marcadores de página, eu percebi, naquele momento, que estava lidando com pessoas que REALMENTE valorizam a leitura e a relação professor/aluno.


          Então, o livro que escolhi para esta primeira entrega da parceria foi O maior mágico do mundo [uma tarefa realmente ÁRDUA, tendo em vista que o catálogo da Editora Biruta é de uma fofice sem fim e, ao analisá-lo, dá vontade de ter todos os livros].


          O maior mágico do mundo nos apresenta a Victor, um menino de 9 anos de idade. filho de George Godofredo [conhecido como o maior mágico do mundo] e Lili Luciana [assistente de palco que usa sandálias da saltos muito, muito altos].


          Victor leva uma vida tranquila. Quer dizer, tão tranquila quanto a vida de um filho de mágico pode ser. O menino faz várias perguntas a seus pais, mas, na maior esquisitice possível, eles sempre respondem de maneira vaga [isso quando respondem!].


Em todos os espetáculos o menino vibra e aplaude e grita e ovaciona os pais. Mesmo já sabendo de cor o que acontecerá no espetáculo. Porém, teve um dia em que ele sentiu seu coração quase sair pela boca! Um monstrão, daqueles bem grandões mesmo, não queria por nada nesse mundo ser capturado de volta e fez com que seus pais travassem uma batalha frenética com ele, suando bicas [e perdendo até um sapato de salto no meio da batalha!] enquanto espantavam o monstrengo.


A trama se desenvolve a partir de um acontecimento específico. Victor, um dia, acorda e se encontra sozinho em casa. Seus pais haviam desaparecido, e, para sua surpresa, o único ser que se encontrava em sua casa era uma criatura que ele já estava bem familiarizado…


Com direito à suspense, aventura e uma boa dose de diversão, O maior mágico do mundo é um livro imperdível! Posso afirmar, com toda a certeza do universo, que as crianças irão amar! Li para meus alunos do quarto ano e eles se encantaram com a história. Principalmente com o final [como eu havia suspeitado!] que dá margem a diversas interpretações diferentes [vale lançar questões e ouvir a opinião de cada um sobre o que imaginam que aconteceu depois ou o que eles pensam que houve para que a história terminasse daquele jeito]. A escrita de Luiz Antônio Aguiar é deliciosa, bem "amarradinha" e muito atrativa, capaz de prender os pequenos da frase inicial a final. As ilustrações de Laurent Cardon dão VIDA às palavras e praticamente voam para fora das páginas! Sério! Um trabalho belíssimo foi feito. São de encher os olhos e passar bem devagarzinho para as crianças observarem e analisarem. O final é bem surpreendente, pois, foge dos “padrões”, do lugar comum usual e esperado para as histórias infantis. Portanto, vai render muita discussão e muito falatório imaginativo depois da contação. Prepare-se!



Ah! Ainda houve uma super coincidência com este livro, pois, na turma em que o li, também tem um Victor de nove anos! As risadas começaram antes da história em si! 
Victor, 9 anos de idade e filho do maior mágico do mundo


*Livro recebido em parceria com a Editora Biruta

**Entre os 50 melhores livros do anos 2012 / Estadinho, O Estado de São Paulo 

***No site da editora há um roteiro de leitura disponível para os professores >ACESSE<

O maior mágico do mundo

Autor: Luiz Antonio Aguiar
Capa dura
Número de páginas: 44 páginas
Editora Biruta 
Compre na Loja Biruta clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário