Me lanço, me jogo e me atiro

      

     
     Dois mil e dezessete tem sido um ano de inúmeras surpresas.


          Sei que ainda estamos no início de abril. Passaram-se apenas três meses, mas, senti a necessidade de vir aqui “divagar” um pouco sobre esta maravilhosidade chamada dois mil e dezessete.


          Iniciei o ano sem saber ao certo o que esperar e o que encontraria pela frente. A única “certeza” que tinha em minha mente era é a de que seria praticamente impossível superar dois mil e dezesseis, ano em que permitir alçar novos voos e ampliar o alcance de meu trabalho, lancei meus livros, conheci inúmeras crianças novas e espalhei um pouquinho do amor que sinto pela literatura e pelos livros aos quatro ventos.


          Dois mil e dezessete começou. Fui viajar. Meu mochilão pela Europa superou TODA e QUALQUER expectativa que eu havia criado. Nem em meus sonhos mais íntimos a viagem era tão maravilhosa quanto de fato foi.
         

          Novas experiências. Novas línguas. Novas pessoas. Novas conexões…


          Voltei de viagem e, para minha surpresa, uma logo fui convocado a assumir o cargo de Professor Pedagogo do concurso que havia passado [em minha mente eu só seria convocado apenas no próximo ano, no prazo final]. Pois é, uma avalanche de sensações e sentimentos se apossou sobre mim.


          Quando iniciei o ano eu havia decidido diminuir as visitas confabulatórias às escolas, aceitar mais alunos em minhas aulas particulares e me dedicar a fim de tentar um mestrado no final do ano. Mas, as coisas não são como esperamos [ainda bem!] e, com esta convocação, precisei reformular todos os meus planos e planejamentos para dois mil e dezessete e iniciar novas formulações e estratégias para iniciar o trabalho como profissional efetivo.


          O mês de março foi praticamente inteiro dedicado à realização de exames e levantamento de documentos e tudo o mais que se faz necessário nessa tramitação burocrática que antecede a uma efetivação e, também, enquanto não sabia qual segmento lidaria, fiz várias pesquisas de materiais e estudei bastante para poder iniciar mais tranquilamente, com um plano de ação já traçado e algumas metas e anseios a serem alcançados.


          Nesse “meio tempo”, fui selecionado como blog parceiro da Editora Biruta, Editora Gaivota e, também, da Editora Pulo do Gato! Fiquei estupefato, confesso, por ter conseguido.


          Ainda em março, tive contato com algumas pessoas maravilhosas aqui em minha cidade. Surpreendi-me, pois, admito que sou um pouco “cínico” em relação aos outros. Às vezes me pego duvidando da capacidade humana de fazer o bem [são momentos em que não me sinto nada orgulhoso de mim mesmo] e, para minha surpresa, recebi uma doação maravilhosa para meu Espaço de Leitura [que será inaugurado neste mês!] e, admito, me peguei repensando e [re]construindo minhas próprias convenções, afinal, receber uma doação já é difícil, doação em dinheiro ainda por cima é mais raro e, se parar para analisar, uma doação de alguém que você não tinha sequer um contato e uma relação… difícil de imaginar, não é mesmo? Mas, a capacidade do ser humano em surpreender é infinita e, graças a Deus, posso dizer que fui surpreendido [positivamente!] e estou com um sorriso largo e bobo no rosto, pois, não só pude me aprimorar enquanto ser humano e profissional, como, também, deixei de lado um pouco desse “cinismo” que sentia para com os outros. Sim: ainda existem seres humanos bons neste mundo!


     Ainda em março recebemos um intercambista holandês que morará aqui em casa conosco por três meses! (:


          Iniciei na escola na semana passada. E, mais uma vez, a vida me surpreendeu! Eu que estava ansioso por saber qual nível de ensino que lidaria, efetivei numa escola do campo, onde as turmas são multisseriadas e eu, enquanto pedagogo, ficarei responsável por atender a todos os segmentos [da Educação Infantil ao Ensino Fundamental].


          Um novo desafio se põe a minha frente.


          Respiro fundo.


Estou a cada dia buscando me aprimorar e aperfeiçoar a fim de realizar um bom trabalho.


          Serão muitos obstáculos a serem ultrapassados, limitações a serem superadas, barreiras a serem desconstruídas e expectativas [pessoais] a serem alcançadas.



          De braços abertos me lanço, me jogo e me atiro. Dois mil e dezessete está ali, pronto a me receber, com um sorriso nos olhos e brilho no olhar que diz: há muitas surpresas pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário