Atividades ♥ Adivinha, adivinhão! § Conto de artimanha

     Hey, hi, olá, como vai?

     
     As atividades de hoje trazem um conto de artimanha, chamado Adivinha, adivinhão! e nove questões de interpretação sobre o conto.


O conto de artimanha, também chamado de conto de esperteza, é uma história em que os personagens usam a esperteza para conseguir algo. São narrativas instigantes e com humor.



     Creio que, antes de iniciar as atividades, o professor deve conversar sobre a definição de conto de artimanha. Fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem, se já conhecem o gênero ou não. Perguntar o que imaginam que seja... Enfim, dialogar sobre para, assim, partir para a atividade.

      

     As atividades apresentadas hoje não são inteiramente de minha autoria. As retirei de um livro de Língua Portuguesa e fiz apenas algumas adequações que considerei necessárias. Ao término do post consta o título da obra a qual fiz a pesquisa das atividades.


     Os objetivos propostos para as atividades de interpretação do conto Adivinha, Adivinhão! são:
  • Aprimorar e desenvolver a leitura e escrita;
  • Aperfeiçoar a interpretação de textos;
  • Reconhecer o gênero conto de artimanhas, bem como suas características, em meio a outros gêneros.

     Essa sequência de nove atividades, bem como o conto Adivinha, Adivinhão!, a meu ver, são mais indicadas a serem trabalhadas com turmas de 4º ou 5º ano, porém, dependendo do "nível" do 3º ano, as atividades podem ser aplicadas. O conto não é muito complexo e é extremamente divertido.

*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."




·         

LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:


Clique no link ao lado, faça o login na conta de sua preferência [Microsoft ou Facebook] e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> Adivinha, Adivinhão!

*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

**Atividades adaptadas de Projeto Buriti: Português.

3 comentários:

  1. Ótimo blog. Parabéns pelo conteúdos. Estava procurando esse texto e por minha sorte encontrei seu blog. Valeu e muito obrigada!

    ResponderExcluir