Atividades ♥ A lebre e a tartaruga § Leitura, interpretação e produção

     Hey, hi, olá, como vai?


     Nunca fui muito fã do gênero textual fábulas. Sempre as achei muito simplórias [pro meu gosto]. Talvez pelo fato de serem textos curtinhos, nunca me senti muito atraído. 


     Porém, depois da experiência que tive no ano passado [experiência essa que resultou na confecção e publicação do meu livro Confabulando ♥] minha relação com as fábulas mudou completamente! Hoje, sou apaixonado, confesso. Encontrei uma maneira um tanto quanto...diferente de escrever fábulas, de forma que se tornassem mais atrativas e interessantes [ao menos do meu ponto de vista, rs] e, com isso, creio que consegui fazer meus próprios alunos se enxergarem nos textos e, também, sentirem-se mais "atraídos" pelo gênero textual fábulas que, convenhamos, tem sido tão "usado e abusado" durante toda a trajetória escolar das crianças [e de maneiras tão repetitivas] que é completamente compreensível que os pequenos não aguentem mais ouvir as mesmas versões das fábulas clássicas, rs. Foi partindo dessa ideia de reformular o que já era de conhecimento de todos que escrevi minhas próprias versões das fábulas.


Mais cansados que a tartaruga depois da corrida
♥ Foto ilustrativa apenas para embelezar o post ♥  

     As atividades que compartilho hoje envolvem a fábula A lebre e a tartaruga. Muito conhecida das crianças [quem nunca ouviu o ditado "Devagar e sempre se chega na frente"?] e sempre presente no ambiente escolar [especialmente no ciclo da alfabetização], essa fábula é maravilhosa e uma das favoritas dos pequenos, creio que pelo fato de um underdog conseguir vencer um opressor [convenhamos: a lebre praticamente cometia bullying com os outros animais, se achando a  maioral, rs].


     O arquivo possui seis páginas, contendo duas versões diferentes da fábula A lebre e a tartaruga e dez questões de interpretação, objetivando que o aluno, ao desenvolver as atividades, possa aprimorar estratégias de leitura e escrita, bem como aperfeiçoar a interpretação de textos e ampliar repertório de fábulas.


*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."






LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:


Clique no link ao lado, faça login na conta de sua preferência [Microsoft ou Facebook] e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> A lebre e a tartaruga - Texto e Interpretação


*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

**Atividades adaptadas de Português: Escrita, Leitura e Oralidade

Um comentário: