Plano de Aula ♥ Projeto Nosso Livro de Fábulas § 2º a 5º ano

     Hey, hi, olá, como vai?


     Hoje venho compartilhar com vocês algo que eu realmente adoro: sequência didática. Não. Não é exatamente uma sequência didática, é um pequeno projeto, que pode ser desenvolvido durante um mês com os alunos e tem como produto final a confecção de um livro com as produções das crianças.


Ilustração de "A tartaruga e a lebre", livro Confabulando

     O projeto NOSSO LIVRO DE FÁBULAS utiliza como "base" os livros Fábulas de Esopo da Companhia das Letrinhas (que toda escola possui um exemplar. Se não possui, favor correr e comprar) e, também, o livro Confabulando [♥].


     São vários objetivos propostos para que o aluno aprimore, aperfeiçoe e desenvolva várias habilidades relacionadas a leitura e escrita. Com o projeto NOSSO LIVRO DE FÁBULAS espera-se que o aluno possa:


  • Reconhecer o gênero fábulas, bem como suas características, em meio a outros gêneros;
  • Fazer antecipação de fatos com base no título ou no desfecho do texto;
  • Reconhecer, nos textos lidos, diferentes recursos discursivos (como inserção de vozes, uso de conectivos argumentativos, entre outros);
  • Reconhecer e utilizar, nos textos produzidos, relações de causa e efeito;
  • Organizar cronologicamente os fatos apresentados no texto, utilizando articuladores temporais para narrar a história;
  • Apoderar-se de recursos linguísticos para produzir fábulas;
  • Colocar-se na posição de leitor e avaliar os próprios textos;
  • Apropriar-se dos procedimentos de revisão textual, compreendendo-os como parte integrante do processo de produção de texto.

     
     Com criatividade e paixão o professor conseguirá alcançar todos os objetivos e, ainda, fazer de seus alunos leitores-escritores! 


     Confrontando as fábulas clássicas de Esopo com suas versões modificadas e aprofundadas do livro Confabulando, o aluno irá perceber que, apesar de se manter a estrutura base da história, os caminhos percorridos foram completamente diferentes. O que os instigará e aguçará a produzir suas versões alternativas e criações próprias. 


     Faz-se necessário que o professor se debruce sobre as duas obras, a fim de se apropriar sobre os elementos que a compõem, criando subsídios necessários para o bom desenvolvimento do projeto com seus alunos.

     

*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."





LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:

Clique no link ao lado e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> NOSSO LIVRO DE FÁBULAS


*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

**Plano adaptado do NovaEscolaClube

Nenhum comentário:

Postar um comentário