Atividades - O Urso e as abelhas - Interpretação e Situações-problema

     Queridos! A partir de hoje postarei algumas atividades elaboradas e idealizadas por mim.

Em minha prática pedagógica procuro sempre trabalhar atividades diferenciadas, que instiguem e estimulem as crianças, proporcionando um desenvolvimento [prazeroso] do processo de ensino-aprendizagem.

Normalmente eu baseio meu trabalho em um texto ou obra literária e, a partir do que foi lido, desenvolvo algumas atividades [das mais diversas, dependendo da necessidade e perfil dos alunos que estou trabalhando] inspiradas na leitura.

Nunca me esquecerei de quando li o livro O HOBBIT para os meninos e passei a criar ‘probleminhas’ matemáticos envolvendo os anões do livro em situações bem absurdas e pequenas interpretações e produções de texto utilizando o plano de fundo da obra como ponto de partida, rs [chegamos a fazer um crossover entre o mago Gandalf e a Rainha de Copas, pois, a obra lida anteriormente tinha sido Alice no País das Maravilhas].

Todas as atividades postadas terão seus respectivos links para download. Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

A primeira atividade que compartilharei tem como fio condutor a versão adaptada e reformulada da fábula O URSO E AS ABELHAS, presente em meu livro Confabulando.



Esta é apenas uma proposta inicial e bem simples de possibilidades práticas de se trabalhar o texto. Os dois arquivos se dividem em: um documento com o texto e uma pequena interpretação sobre ele [Objetivo: aperfeiçoar a interpretação de textos e ampliar repertório de fábulas] e outro documento com situações-problema envolvendo os personagens da história [Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico-matemático e revisar operações de adição, subtração e multiplicação].

LINKS PARA DOWNLOAD:
TEXTO E INTERPRETAÇÃO: 


Espero que as propostas de atividades sejam úteis e possam complementar suas vivências e experiências diárias com seus educandos.

Divirtam-se durante a execução e não deixe de compartilhar suas opiniões e/ou adaptações das propostas!


* Vale ressaltar que se faz necessária a preparação do professor, ler a obra antes de levar para a leitura com as crianças; realizar um planejamento que seja coerente para com as reais necessidades dos alunos e propor atividades que possam aprimorar e aperfeiçoar as potencialidades de todos, lembrando que cada um possui seu ritmo/tempo próprio de aprendizagem e cabe ao professor oportunizar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de TODOS.

2 comentários:

  1. Você é muito lindo! Que trabalho maravilhoso!
    Parabéns meu querido!
    Beijos
    Tia Naza

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho lindo vens realizando!!! Que Deus em sua infinita bondade lhe conceda muito mais bênçãos!!! Parabéns!!! Conte comigo sempre!!!

    ResponderExcluir