Queridos!
A partir de hoje postarei algumas atividades elaboradas e idealizadas por mim.
Em
minha prática pedagógica procuro sempre trabalhar atividades diferenciadas, que
instiguem e estimulem as crianças, proporcionando um desenvolvimento [prazeroso]
do processo de ensino-aprendizagem.
Normalmente
eu baseio meu trabalho em um texto ou obra literária e, a partir do que foi
lido, desenvolvo algumas atividades [das mais diversas, dependendo da
necessidade e perfil dos alunos que estou trabalhando] inspiradas na leitura.
Nunca
me esquecerei de quando li o livro O HOBBIT para os meninos e passei
a criar ‘probleminhas’ matemáticos envolvendo os anões do livro em situações
bem absurdas e pequenas interpretações e produções de texto utilizando o plano
de fundo da obra como ponto de partida, rs [chegamos a fazer um crossover entre
o mago Gandalf e a Rainha de Copas, pois, a obra lida anteriormente tinha sido
Alice no País das Maravilhas].
Todas
as atividades postadas terão seus respectivos links para download. Peço que, se
tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de
compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar
os devidos créditos (:
A
primeira atividade que compartilharei tem como fio condutor a versão adaptada e
reformulada da fábula O URSO E AS ABELHAS, presente em meu livro Confabulando.
Esta
é apenas uma proposta inicial e bem simples de possibilidades práticas de se
trabalhar o texto. Os dois arquivos se dividem em: um documento com o texto e
uma pequena interpretação sobre ele [Objetivo:
aperfeiçoar a interpretação de textos e ampliar repertório de fábulas] e outro documento com situações-problema envolvendo os
personagens da história [Objetivo: desenvolver o raciocínio
lógico-matemático e revisar operações de adição, subtração e multiplicação].
LINKS
PARA DOWNLOAD:
TEXTO
E INTERPRETAÇÃO:
SITUAÇÕES-PROBLEMA: http://www.4shared.com/file/QUn17Tb1ce/O_urso_e_as_abelhas_-_Situaes-.html
Espero
que as propostas de atividades sejam úteis e possam complementar suas vivências
e experiências diárias com seus educandos.
Divirtam-se
durante a execução e não deixe de compartilhar suas opiniões e/ou adaptações
das propostas!
* Vale
ressaltar que se faz necessária a preparação do professor, ler a obra antes de
levar para a leitura com as crianças; realizar um planejamento que seja
coerente para com as reais necessidades dos alunos e propor atividades que
possam aprimorar e aperfeiçoar as potencialidades de todos, lembrando que cada
um possui seu ritmo/tempo próprio de aprendizagem e cabe ao professor
oportunizar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de TODOS.
Você é muito lindo! Que trabalho maravilhoso!
ResponderExcluirParabéns meu querido!
Beijos
Tia Naza
Que trabalho lindo vens realizando!!! Que Deus em sua infinita bondade lhe conceda muito mais bênçãos!!! Parabéns!!! Conte comigo sempre!!!
ResponderExcluir