Plano de Aula ♥ Produção de Conto de Terror

     Hey, hi, olá, como vai?


     Hoje trago para vocês um Plano de Aula completo para produção de conto de terror.


     Utilizando O LIVRO DOS MEDOS (que eu AMO), é possível trabalhar diversos elementos, a fim de que o aluno possa apoderar-se de recursos linguísticos para produzir contos de terror; colocar-se na posição de leitor e avaliar os próprios textos, bem como aprimorar a leitura e escrita. 

     
     Sinopse do livro:
"Eles são de muitas qualidades e variam conforme o lugar, a época, a pessoa e a história da pessoa. Só uma coisa não varia: todo o mundo tem e continua tendo - e mais de um ao mesmo tempo. Onze autores escolheram uma manifestação do medo e em torno dela escreveram histórias muito diferentes entre si: medo de que os pais se separem, medo do escuro, medo de mordida de jacará, medo de avião, medo de vampiro... Há medo para todos os gostos. Falar sobre eles (ou ler) é sempre uma forma de torná-los um pouco mais mansos.
Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1998, categoria criança"



     O Livro dos Medos não é um livro 'comum'. Ele não trata do medo apenas de coisas e criaturas sobrenaturais, mas, retrata e aborda [de maneira maravilhosa e envolvente] medos reais, do dia a dia, especialmente do cotidiano infantil [medo do escuro, medo de os pais se separarem, medo de ficar sozinho...] e isso é fantástico, pois, faz a criança analisar e ver que medo, na verdade, todo mundo tem! E isso é completamente normal.


     Gosto muito de trabalhar com contos de assombração, lendas urbanas e coisas do tipo, pois, em nossa sociedade há uma "difusão" errada do medo e de coisas "ocultas". Em minha opinião, muitas das paranoias e inseguranças que demonstramos em nossa vida adulta são decorrentes da falta de discussão e diálogo durante nossa infância. Por isso, gosto de tratar de todos os temas possíveis com meus alunos [sempre de maneira coerente e condizente para com sua faixa etária, é claro], para que eles vejam que não existem "bichos de 7 cabeças". Monstros e bruxas e vampiros e todas essas criaturas pode ser tão assustadores quanto o medo de escuro e o medo da separação dos pais. Ou não.

*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."




LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:

Clique no link ao lado, faça login na conta de sua preferência [Microsoft ou Facebook] e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> Produção de Conto de Terror


VÍDEO A SER UTILIZADO DURANTE A EXECUÇÃO DO PLANO:




O livro dos medos

Autor: Heloísa Prieto
Número de páginas: 80 páginas
Editora: Companhia das Letrinhas
Compre na Amazon clicando aqui










*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

**Plano adaptado do NovaEscolaClube

Nenhum comentário:

Postar um comentário