Folclore ♥ A lenda da Iara

     Hey, hi, olá, como vai?


     O Dia do Folclore está chegando e com ele o desespero em encontrar/preparar/planejar atividades que sejam interessantes e atrativas para os alunos, mas, como diria um velho sábio "SEUS PROBLEMAS ACABARAM", pois, aqui no ConfabulArte você encontra atividades prontas para impressão e uso com seus alunos (:


     Utilizando as lendas populares, preparei pequenas interpretações de texto, a fim de aprimorar e desenvolver a leitura e escrita dos pequenos. São atividades acessíveis que, se bem trabalhadas, poderão agregar muito valor a seu plano de aula e colaborar para o bom desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.


     Creio que é bom iniciar falando um pouco sobre O QUE É FOLCLORE.


"Folclore é: 
  • O conjunto das tradições, lendas ou crenças populares de um país expressas em danças, provérbios, contos ou canções;
  • Ciência das tradições e usos populares;
  • Cultura popular de um povo."


     Inicie fazendo um levantamento inicial sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre a data. Sugiro que sejam feitas perguntas e que seja permitido a cada um se manifestar para, em seguida, confeccionarem coletivamente [com o professor como escriba] uma lista de lendas já conhecidas pela turma.

     É sempre muito interessante fazer um levantamento inicial dos conhecimentos prévios dos alunos para, assim, você conseguir idealizar e direcionar o trabalho que será desenvolvido em sala. Não é porque o Dia do Folclore é 22 de agosto que você precisa trabalhar apenas nessa data ou nessa semana, com criatividade e dedicação o professor consegue montar sequências didáticas e atividades interdisciplinares tendo como "fio condutor" o Folclore e/ou seus personagens.


     Uma coisa que considero muito interessante [e AMO fazer com os meus little monsters são produções de texto envolvendo os personagens. Após a leitura das lendas [conhecidas ou não] que tal produzirem um texto onde alguns personagens se encontram? E se o Saci se apaixonasse pela Iara? E se o lobisomem e a mula-sem-cabeça se encontrassem numa noite de lua cheia, o que aconteceria? [...] As situações e possibilidades são infinitas! Tudo depende da disposição e dedicação do professor. Tenha certeza: não importa a sugestão e proposta que você lançar para a turma, se o fizer com paixão e brilho no olhar COM CERTEZA as crianças acatarão a ideia e abraçarão a causa.


     Este primeiro arquivo aqui compartilhado contempla a lenda da Iara; o texto e uma interpretação com seis questões [cinco para escrita e uma de múltipla escolha]





*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."




Disponibilizo os arquivos em imagem, prontos para impressão e, também, ao final do post, há um link para download do arquivo editável, ou seja, você pode baixar o arquivo e realizar todas as adequações e mudanças que considerar necessárias.


LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:



Clique no link ao lado, faça login na conta de sua preferência [Microsoft ou Facebook] e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> A Lenda da Iara
  

*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário