sábado,
19

Resenha: Uma noite muito, muito estrelada

 

Sinopse: Diante do ambiente árido e opressor da casa e da escola, uma menina vai se fechando, cada vez mais, para o mundo ao seu redor. Filha única de pais ocupados e distantes, a garota sofre de problemas cada vez mais frequentes, principalmente nas grandes cidades: solidão, tédio, incomunicabilidade, pressão na escola, dificuldade de expressar sentimentos e de estabelecer amizades. Seu dia a dia caminha arrastado entre o sonho e a realidade até que ela conhece um garoto tão solitário quanto ela, com quem passa a compartilhar medos, desejos e alegrias. Em companhia dele aventura-se nas montanhas, à procura da noite estrelada que costumava admirar com o avô que morreu. Do mesmo modo repentino como o amigo veio, ele se foi, mas não sem deixar para ela um presente e a possibilidade de imprimir em seu cotidiano o brilho daquele céu de verão.


“Para as crianças que não conseguem se comunicar com o mundo.”

Impossível não se emocionar, perder-se por completo e, ao final, querer morar nas páginas de “Uma noite muito muito estrelada”!
Eu, de imediato, me relacionei com a protagonista. Vi muito de mim, do Helder criança, nela. Introspectivo, incapaz de externar suas angústias e tudo aquilo que lhe inquieta por dentro…
“Apesar de ter alguns amigos, ainda sinto uma solidão que não sei bem como explicar.”
O livro é ARTE pura. Em todos os sentidos! As ilustrações são um deslumbre, indescritíveis [sério, corram!].
Diante do ambiente árido e opressor da casa e da escola, uma menina vai se fechando, cada vez mais, para o mundo ao seu redor. Filha única de pais ocupados e distantes, a garota sofre de problemas cada vez mais frequentes, principalmente nas grandes cidades: solidão, tédio, incomunicabilidade, pressão na escola, dificuldade de expressar sentimentos e de estabelecer amizades.
Recebi essa obra-prima como doação aqui para o Espaço de uma pessoa muito querida e iluminada. Ainda hoje, depois de meses que o recebi, não consigo descrevê-lo ou dimensionar tudo o que senti com sua leitura.
O dia a dia da menina caminha arrastado entre o sonho e a realidade até que ela conhece um garoto tão solitário quanto ela, com quem passa a compartilhar medos, desejos e alegrias.
O livro, desde a primeira leitura, me remeteu MUITO ao Studio Ghibli, especialmente à “Memórias de Ontem”. Não sei se porque, quando o recebi, tinha acabado de ver o filme, mas, a obra, em todo momento, nos faz mergulhar nesse universo poético, sensível, belo e melancólico de uma infância que “foge” daquele padrão estereotipado, do “lugar comum”.
Alguns dizem que tenho a tendência de gostar de “livros tristes”, de me envolver muito com a melancolia… confesso: amo quando vejo um livro assim, me sinto representado. Percebo, hoje, aos trinta e três anos que, de fato, está tudo bem abraçar sua melancolia, não ser como os outros e viver no ritmo de uma melodia diferente. É isso que nos torna únicos e o mundo tão diverso.
Sem intenção de moralizar ou ensinar algo, Jimmy Liao nos apresenta um retrato comovente da infância.


UMA NOITE MUITO, MUITO ESTRELADA

Autor: Jimmy Liao.
Número de páginas: 144 páginas.
Editora: SM.
Compre na Amazon clicando aqui

44 comentários:

  1. Amei a sua resenha. Me senti contemplada em cada palavra de sua reflexão.

    ResponderExcluir
  2. um livro muito bom, emocionante por sinal, gostei muito do livro!

    ResponderExcluir
  3. O livro é bom, usa a linguagem verbal e ilustrativa tanto que toda vez que raleio vejo outros detalhes alguns são surtis outros óbvios.
    O livro também fala directamente do bullyng.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito legal parabéns, a cada vez q releio o livro descubro coisas novas, o livro é ótimo porque a muita linguagem ilustrativa para quem não sabe ler esse livro é perfeito

    ResponderExcluir
  5. O livro e muito bom eu gostei muito do livro a cada vez que releio o livro descubra coisas que eu não tinha visto antes.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro,ela passa uma mensagen de que as pessoas por mais que o problema é maior as pessoas podem melhor ou piorar nossas vida

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do livro,que quando preciso de pouco problema aparece mais

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal o livro e muito bom

    ResponderExcluir
  9. otimo o livro, a historia incrivel

    ResponderExcluir
  10. O livro é muito bom eu recomendo para vocês

    ResponderExcluir
  11. O livro é muito bom eu recomendo para ler tem muita aventura e outras coisas legais podem ler eu recomendo para vocês.

    ResponderExcluir
  12. EU RECOMENDO POIS O LIVRO E MUITO INTERESANTE POIS FALA DA FAMILHA E VARIAS AVENTURAS QUE PASSA NO LIVRO

    ResponderExcluir
  13. eu achei o livro bem legal a pintura tambem muito bonita uma coisa que eu achei bem legal ea imaginaçao outra coisa foi que ela fez que eu não achei legal foi que ela foi sozinha para as montanhas

    ResponderExcluir
  14. achei muito legal e conta sobre muitas coisas de pessoas que já pasaram por isso

    ResponderExcluir
  15. eu gostei muito achei legal demais essa historia.

    ResponderExcluir
  16. eu gostei muito achei legal demais essa historia

    ResponderExcluir
  17. a historia fala sobre pessoas que não comsegem se en cachar nas outras pessoas

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito dessa história as imagens também e a resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  19. bem foda,gostei demais

    ResponderExcluir
  20. ele gosta de andar pela a rua

    ResponderExcluir
  21. eu amei e um bom livro, as imagem são lintas é bilantes.

    ResponderExcluir
  22. achei legal e interesante

    ResponderExcluir
  23. muito bom a história amei

    ResponderExcluir
  24. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii legal e bom pra as criança timidas

    ResponderExcluir
  25. bem legal muito bom para ler tanto o livro tanto a resenha

    ResponderExcluir
  26. o livro é muito bom eu gostei muito eu recomento para ler as coisa as imagem são muito boas para quem gosta de aventura ele é um o timo eu recometo.

    ResponderExcluir
  27. Uma história que se passa no nosso dia a dia

    ResponderExcluir