O B R I G A D O

 

“Em 2020, em meio à pandemia que escancara a fragilidade humana, revelando a importância das artes e dos afetos a salvaguardar nossa sobrevivência emocional, a editora Pulo do Gato tem a honra de celebrar, com a publicação deste livro, os 25 anos de carreira do escritor e ilustrador André Neves.

Viva a poesia e viva o poeta!”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Devo iniciar confessando que possuo grande dificuldade para escrever sobre aquilo que amo. Quando digo amo, quero falar daquele AMOR VERDADEIRO, que nos invade, nos completa, nos transborda e nos faz transcender…

Esta é a minha relação com a obra de André Neves. Uma relação de AMOR. Genuíno. Intenso. Complexo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Com “Obrigado” André alcança algo inimaginável! Consegue transpor e transcender sua própria obra, saudando e brindando aqueles que lhe são caros, que fizeram e ainda fazem parte de sua vida e, neste percurso, nos permite adentrar em seu universo poético particular fazendo, assim, com que alcancemos um estágio de poetização da vida ESPETACULAR.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ainda me vejo aqui, mergulhado nessas “palavras com imagens sonhadas”, deslumbrado, como quando peguei o livro pela primeira vez.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma das coisas que mais amei foi a "autoreferência" ao Obrigado, que vem presente em todas as ilustrações, ora mais explicitamente, ora de maneira mais discreta. Parece-me que eles (poetas) estão dialogando com o autor, o "Pequeno André", que os conta o que eles diriam, como se tivesse partilhando um segredo há muito tempo compartilhado e esquecido... Bem como vão conversando também com os colegas ao lerem, nas páginas do Obrigado que trazem nas mãos, o que diriam se fossem "pequenos".

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

OBRIGADO, a meu ver, se tornou uma experiência de IMERSÃO. Mergulhamos, desde os primeiros rascunhos postados por André, passando pelas (sensacionais!) lives imaginárias e chegando ao livro, enquanto objeto, num MAR que ora nos nocauteia completamente, fazendo com que precisemos subir à superfície e recobrar o fôlego, ora nos abraça e, sutilmente, nos arrebata.


"Às vezes penso imagens com palavras.

É meu jeito de oferecer uma prece à minha infância.

Como acontece?

Não sei.

Acho mesmo que acontece sem acontecer.

É sonho grudado no olho agitando a fantasia."


André, correndo o risco de ser repetitivo (como sempre o sou), preciso dizer, mais uma vez: suas palavras me tocam, invadem, preenchem e fazem tudo que sinto, tudo que existe dentro de mim, assumir novas formas. Uma mutação de vida que nunca havia imaginado.

Suas ilustrações me encantam de tal maneira que, por mais piegas que possa parecer, não consigo expressar em palavras!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mais uma vez lhe agradeço. Por ser quem és. Por fazer o que fazes. Por se permitir e, em contrapartida, NOS PERMITIR.

Sentir. Ser. Estar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

OBRIGADO!


OBRIGADO



Autor: André Neves ❤️

Número de Páginas: 64 páginas.

Editora: Pulo do Gato ❤️

Compre clicando aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário