Experiência de leitura: Eloísa e os bichos


       
Sinopse: Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba por se defrontar com um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina. Autor e ilustrador oferecem um terno e renovado olhar sobre problemas sociais, como o deslocamento, o respeito à diversidade e a recusa à intolerância. 
O pulo do gato: o texto enxuto e poético associa-se às ilustrações simbólicas, coloridas e ricas em detalhes. Juntos, conseguem potencializar o sentimento de estranhamento da personagem em seu processo de adaptação à nova realidade.




          A resenha de hoje é especial. Por diversos motivos.

          O livro Eloísa e os bichos faz parte do catálogo da [incrível!] Editora Pulo do Gato. Sempre falo, mas, não é esforço algum repetir: se você não conhece o catálogo da editora, por favor, abra uma nova guia aí no seu Google Chrome e acesse imediatamente o site deles. O catálogo INTEIRO é simplesmente espetacular.

          No ano passado, quando estava prestes a inaugurar meu Espaço de Leitura, recebi uma doação $ de amigos para comprar livros para ampliar meu acervo literário. Eu, sem pensar duas vezes, aproveitei a promoção do mês do livro infantil que a Pulo do Gato estava fazendo e me atirei nas compras, utilizando a doação $ para comprara apenas livros do catálogo deles. E, olha, não poderia ter tomado decisão melhor! De lá pra cá, a cada livro que conheço, a cada novo contato que tenho com a Pulo eu simplesmente fico mais e mais fascinado! Eles realizam um trabalho ímpar, primando pela qualidade estética e literária e editando livros que fogem do lugar comum, do usual que se espera quando se pensa em literatura infantil. Os temas dos livros são simplesmente geniais e as edições primorosamente bem elaboradas. Sou fã incondicional!

          Bom, dito isso [rs], vamos ao que interessa. Comprei Eloísa e os bichos nessa “remessa” no ano passado e agora, mais precisamente no mês de Maio, o livro enviado pelo Clube de Leitores da A Taba foi precisamente Eloísa e os bichos. Assim que o recebi decidi de imediato que realizarei um sorteio [o primeiro do meu Instagram, já estou organizando o próxima, segue lá @helderguastti] para poder compartilhar o livro com outras pessoas e fazer essa história linda alcançar e tocar outros, da mesma maneira que me tocou.

          Eloísa e os bichos fala, poeticamente, sobre mudanças, adaptações, medos, diversidade… é um livro tão atual! Com um contexto tão real que é IMPOSSÍVEL não se envolver e emocionar.

          No livro somos apresentados à Eloísa que nos conta como está se sentindo em sua “nova vida”, com companheiros desconhecidos e estranhos, fazendo-a se sentir realmente um bicho fora do lugar. Eloísa e seu pai estão numa cidade nova, com novos pares, nova rotina, novas experiências e o livro, entrelaçando belamente texto e ilustrações, vai nos mostrando os percalços que nossa protagonista enfrenta durante sua nova jornada.

          O livro é lindo, sensível e tocante.

Foto meramente ilustrativa para embelezar o posto - Dia em que José Leone e eu lemos Eloísa

          No sorteio que realizei, por conta do acaso, a sorteada acabou sendo minha irmã que, como eu, também é professora. Ela, após ler o livro, decidiu compartilhá-lo com seus alunos. Deixo abaixo seu relato de experiência de leitura, carregado de afeto e emoção.

"“Eu não sou daqui. Chegamos numa tarde quando eu era bem pequena. Enquanto papai procurava trabalho, eu ia para a escola e me sentia um bicho estranho. “[…]

É assim que começa o livro Eloísa e os bichos, da Editora Pulo do Gato, livro que tive a imensa surpresa de ganhar, através de um sorteio online, coisa rara em minha vida – ganhar algo.

De cara fiquei encantada com as ilustrações simbólicas, coloridas e ricas em detalhes e, assim que acabei de ler pensei: “preciso compartilhar AMANHÃ esse livro com meus alunos”!

Dou aula numa escola municipal, em João Neiva, num bairro de periferia muito carente, carente de tudo. E eles ficam encantados com as histórias diárias e recontos que realizo, creio que através dos livros eles conseguem viajar para uma outra realidade, um outro mundo...

Já no inicio da leitura eles ficaram bastante intrigados com as imagens: “tia eles mudaram para o planeta dos insetos”?, “acho que uma bruxa transformou todo mundo”, “ah, seus bestas, ela deve estar sonhando...” e eu fazendo as intervenções para que o silêncio voltasse a reinar.

Eloísa e os bichos fala sobre diversidade, mudança e adaptação. Situações que meus alunos conhecem de perto. O texto conciso e poético associado às ilustrações simbólicas,  conseguem potencializar o sentimento de estranhamento da personagem em seu processo de adaptação à nova realidade. Com este livro aprendemos que a mudança é uma situação passageira, mas que muito em breve nos sentiremos confortáveis. Eu mesma parecia uma cigana na minha infância, mudei de casa/cidade 7 vezes!

Ao término da leitura eu estava com lágrimas nos olhos ao ver as expressões de cada aluno, e um, o Júlio, estava com lágrimas nos olhos. Eu sem entender tamanha emoção. Foi quando ele levantou o dedo e disse: “Tia, eu também vou me mudar, mas não quero mudar daqui, meu pai vai trabalhar numa fazenda bem longe, e não poderei levar meus cachorros.” [...]

Entre lágrimas, palavras de ânimo, risadas dos mais debochadinhos, Eloísa se fez presente em uma sala de aula, no interior do ES... E me pus a pensar: “Quantas Eloísas existem nesse mundo afora?” Não há quem não tenha se sentido como Eloísa alguma vez na vida e, sabemos, as crianças podem sentir-se assim todos os dias. Afinal, quem está imune a novidades".


*Livro recebido pelo Clube de Leitoras da A Taba


Eloísa e os bichos

Autor: Jairo Buitrago
Número de páginas: 40
Editora: Pulo do Gato 
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário