Folclore ♥ O Saci § 1º e 2º Ano

     Hey, hi, olá, como vai?


     As atividades de hoje têm como base a lenda do Saci. Creio que esta, dentre as lendas do Folclore, é a mais famosa de todas. 





     A LENDA DO SACI:

     Os índios contavam que o Saci Pererê é um moleque pretinho, de uma perna só. Dizem que ele usa um gorro vermelho e está sempre com um cachimbo na boca.
     De acordo com a lenda, o Saci é muito levado e apronta muitas travessuras! Assobia no escuro para fazer os meninos ficarem com medo; esconde as coisas na hora em que as pessoas mais precisam; trança as caudas e as crinas dos cavalos; apaga o fogo; joga terra no feijão que está cozinhando e tudo o mais de terrível que você puder imaginar!
     Dizem que o Saci e levado, mas, não faz maldades, apenas brincadeiras.



     O Saci já apareceu em várias e desenhos, e é praticamente impossível alguma criança não conhecê-lo. 



      As atividades aqui propostas vêm acompanhadas de um pequeno texto [adaptado de um arquivo que encontrei há algum tempo online, porém, não tenho como informar o criador] e algumas questões a serem respondidas pelos alunos. Com o objetivo de aprimorar e desenvolver a leitura e interpretação de texto; revisar conhecimentos sobre silabação e, também, revisar sequência numérica até 30.


     Apesar de o Dia do Folclore ter sido ontem, nada impede que o professor trabalhe lendas e textos com os personagens folclóricos durante todo o ano. Até porque o Folclore "é a cultura popular de um povo" e a cultura está viva. Ela é vista [e vivida] no cotidiano, nas interações entre os sujeitos e em tudo aquilo que constroem coletivamente, portanto, o Folclore é todo dia, o ano inteiro. Não apenas dia 22 de agosto.




LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:

Clique no link ao lado e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> https://doc.co/YQBCPD



*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

**Algumas imagens utilizadas para ilustrar as atividades do Saci Pererê foram retiradas do GoogleImages [se você é dono e/ou possui os direitos autorais das respectivas imagens, por favor, entre em contato comigo que eu prontamente as removerei do arquivo].

Nenhum comentário:

Postar um comentário