Atividades de Alfabetização ♥ Animais da Floresta

    Hey, hi, alô, como vai?


    Hoje darei início a uma sequência de postagens contemplando atividades de alfabetização [tanto matemática, quanto leitura e escrita].


    As atividades de alfabetização são verdadeiros “coringas” para o professor. Úteis não só para os que trabalham com o ciclo de alfabetização, mas, necessárias para todos que atuam no Ensino Fundamental I.



    Sabemos que cada criança possui seu próprio ritmo/tempo de aprendizagem e, infelizmente, muitas vezes nos deparamos com alunos no 4º ou 5º ano que não estão completamente alfabetizados. Não sei se por falha do sistema ou o que ocorre realmente, mas, os casos de alunos que avançam sem terem se apropriado adequadamente do sistema de escrita [e leitura] é gritante. Portanto, o professor sempre deve lançar mão de atividades complementares [além do currículo obrigatório] para auxiliarem no processo de alfabetização que, para esses casos e alunos, está acontecendo tardiamente.


    Confesso que, de todas as áreas de ensino, a alfabetização é minha favorita! Encanto-me e vibro a cada conquista, a cada palavra lida por um pequeno, a cada texto produzido, a cada atividade realizada... a “descoberta” do mundo letrado por parte das crianças é algo extremamente encantador e gratificante!


    Farei vários posts de atividades de alfabetização. Este primeiro conta com dois arquivos, um para se aprimorar estratégias de leitura e reflexão sobre a escrita, bem como a interpretação de imagens, e outro com atividades de contagem, leitura e escrita de numerais até 10.
    São seis atividades no total, com o tema "Animais da Floresta". 

    Espero que sejam úteis para seu trabalho em sala de aula e sirvam como um complemento auxiliar ao seu planejamento.

*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."







LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:


Clique no link ao lado, faça login na conta de sua preferência [Microsoft ou Facebook] e, em seguida, aperte em BAIXAR [na janela que se abrirá]>>> Leitura e Escrita  Alfabetização Matemática

*Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário