Por aqui acreditamos muito na máxima de que “Um livro ilustrado é a primeira galeria de arte que uma criança visita” [frase emblemática de Kveta Pacovska].
Eu, particularmente, sou apaixonado pelas artes plásticas e busco, todos os anos, oportunizar uma ampliação de repertórios às minhas crianças, explorando biografias de artistas variados, vivências artísticas, diversas técnicas/suportes/escolas...
Creio que nós, enquanto educadores/escola, ainda estamos engatinhando no que cerne à exploração livre-afetiva de nossas crianças, especialmente por conta do engessamento que os sistemas nos impõem e por ainda estarmos presos à uma visão conteudista da sala de aula [vide os baixos índices referentes a criatividade que se apresentam atualmente].
Portanto, quando me deparo com obras que dialogam com aquilo que sou apaixonado, leitura de mundo, território, arte e transformação, me deleito por completo! Este é o caso de “Maior museu do mundo”, de Caio Zero, publicado pela Editora Pulo do Gato.
Quantas coisas podemos aprender num passeio com a escola? No Maior museu do mundo o protagonista embarca numa visita a um Museu de Arte com seus colegas e sua professora, num cenário urbano de muitas cores e vidas. Cada um tem sua própria história, mas quais são as histórias contadas pelas obras de um museu?
Neste livro cheio de cores e referências artísticas, Caio Zero nos leva a acompanhar um garoto curioso e observador durante uma visita escolar ao Museu e depois no seu retorno para casa. O deslocamento é chave para essa leitura porque vamos refletir, através do olhar do menino, sobre a importância do território e dos trajetos afetivos que nos desenham.
É impossível não terminar esta leitura com um sorriso bobo nos lábios e uma emoção perfurando o peito... vir de uma comunidade [e optar por permanecer nela] me faz perceber, dia a dia, o quanto precisamos seguir resistindo e lutando por aquilo que acreditamos, para além dos discursos! Lutar por oportunidade de acesso a bens culturais, a vivências artísticas, a ressignificação dos olhares para com as sutilezas poéticas do cotidiano e o quanto a arte está à nossa volta. E dentro de nós!
“O que você aprendeu hoje?”
- Livro: Maior museu do mundo.
- Autor: Caio Zero.
- Editora: Pulo do Gato.