Resenha: O menino perfeito


Sinopse: Em O menino perfeito, Bernat Cormand nos faz conhecer Daniel, ao longo de um dia, por meio de desenhos extremamente delicados e um texto que seria simples não fosse o peso que as imagens lhe encerram. Com o lápis de cor e uma palheta que não por acaso torna quase tudo da mesma cor, Bernat revela, quase em sussurros, quem é Daniel, o menino perfeito: aluno aplicado, filho dedicado, que obedece aos desejos e expectativas de todos. Mas, o menino impecável, no entanto, carrega no rosto sempre a mesma expressão, que pouco nos diz e traz uma sensação de tristeza. Até que em uma determinada página, nos olha e sorri. Daniel sorri porque guarda um segredo: à noite, quando todos dormem, algo acontece. Uma leitura construída na costura perfeita entre um texto sensível, ilustrações, em cores que, mais do que suaves, são brandas, e, talvez acima de tudo, de silêncios, criando espaços para que o leitor se coloque, reflita e, principalmente, sinta.




Vivemos uma nova era. Da ignorância. Da desvalorização da cultura.


Mas, apesar de estamos vivenciando tempos sórdidos e sombrios, temos, também, pequenas, porém intensas, alegrias, que fazem com que aquela fagulha de esperança continue acesa dentro se nosso interior.


Tendo em vista a complexidade das relações interpessoais nos dias de hoje, no maucaratismo daqueles que estão no poder e da histeria coletiva que parece ter assolado nosso país, é muito bom encontrar autores que se dispõem a produzir literatura de qualidade, que partem de temas que inquietam e constroem narrativas belíssimas e sensíveis que nos deixam de queixo caído, interior remoído e lágrimas nos olhos.


Este é o caso de "O menino perfeito", escrito por Bernart Cormand e publicado pela Livros da Matriz, o livro é uma verdadeira preciosidade!


Para todos, Daniel era o menino perfeito. Sentava na primeira fileira na escola, fazia sozinho o nó da gravata, ajudava sua mãe a pôr a mesa... Pouco a pouco vamos conhecendo a rotina de Daniel e, admito, a expectativa para o desfecho da história vai aumentando a cada virar de páginas.


Até que, pouco a pouco, como se nos tornássemos amigos e a confiança fosse crescendo entre nós (personagem e leitor), Daniel sente-se à vontade para compartilhar seu segredo conosco e... olha, vou falar: um verdadeiro soco no estômago (no bom sentido!). IMPOSSÍVEL não se emocionar, abrir um sorriso e sentir os olhos marejar.


Livro impecável. De uma sensibilidade ímpar, que permeia toda a obra, desde as frases curtas do texto até as ilustrações em tons "sóbrios" das páginas.


Realmente, vivemos uma nova era. Da resiliência. Da RESISTÊNCIA. Do empoderamento.


O menino perfeito


Autor: Bernart Cormand
Número de páginas: 24 páginas
Editora: Livros da Matriz
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário