O mundo está mudando.
Você é capaz de imaginar quais são as profissões do futuro que começou ontem?
Há vagas para todas as crianças!
Atualmente muito tem se falado sobre estarmos “formando crianças para profissões que ainda nem existem”, mas, eu gosto de refletir e pensar que, primeiramente, não as formamos, elas JÁ SÃO. Nós, enquanto educadores, apenas podemos contribuir oportunizando as melhores experiências e vivências para que elas aprimorem, potencializem e aperfeiçoem um olhar que seja, simultaneamente, crítico-reflexivo e afetivo.
Vejo, diariamente, o quanto nós, enquanto adultos, falhamos, cerceando a poesia das infâncias, o olhar livre e toda sabedoria que é tão típica do universo infantil...
Em “Doze profissões para o futuro que começou ontem”, Anderson Novello nos convida a olhar para dentro para podermos [re]enxergar o que está à nossa volta, trazendo, com uma sensibilidade incrível, reflexões que vão desde o espírito brincante, passando pelas [des]importâncias e em que depositamos nossas energias e tempo.
“Estamos contratando. Há vagas para:
> Doadores de tempo (com habilitação em criação de brincadeiras).
> Pacificadores (desejável experiência em acalmar desassossegos).”
Impossível sair ileso e, mais ainda, não se pegar sorrindo e refletindo consigo mesmo como tens vivido sua vida, o que tem se permitido e, principalmente, será que tens enxergado as sutilezas poéticas que te rodeiam?
*as ilustrações são um SHOW à parte, com INÚMERAS referências que vão desde o Universo Literário à Cultura POP!
- Livro: Doze profissões para o futuro que começou ontem.
- Escritor: Anderson Novello.
- Ilustrador: Daniel Cabral.
- Editora: Ciranda na Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário