Resenha: Harvey – Como me tornei invisível

Sinopse: Nesta narrativa ilustrada, texto e imagens caminham juntos para contar a comovente história de Harvey, um menino que fica sabendo que seu pai morreu quando, ao se aproximar de casa, encontra todos os vizinhos amontoados, uma ambulância parada na porta e o desespero estampado no rosto da mãe. Após descobrir o que havia acontecido, é invadido por um sentimento desconhecido e, para compreendê-lo melhor e proteger-se da dor, encontra refúgio em seu rico mundo de fantasia.



          É engraçado como que nosso “estado de espírito” e humor se reflete em cada uma de nossas ações diárias.
         

Nas últimas semanas venho encontrando algumas dificuldades em minha vida profissional, logo, meu humor não tem sido o mesmo. Está tudo um tanto quanto desestabilizado.
         

Precisei fazer essa pequena “introdução” antes de começar a falar sobre o livro de hoje. Ele mexeu tanto comigo, mas TANTO, que só consigo associar essa avalanche emocional que senti após a leitura com meu estado de espírito atual.


O livro se chama Harvey – como me tornei invisível.


Depois que me (re)encontrei enquanto professor, tenho investido bastante na compra de livros infantis. Porém, há um certo tempo que não consigo mais “separar” o que é livro “para adultos” e o que é livro infantil. Harvey – como me tornei invisível é um livro excepcional. De uma sensibilidade simples, capaz de tocar no fundo de sua alma, sem dizer muito.


Li este livro com um aluno e o reli sozinho e, admito, a cada leitura ele se torna diferente. E é isso o que espero encontrar em uma literatura de qualidade, seja ela infantil, estrangeira ou distópica. A boa literatura é aquela que te faz (re)pensar. Que te intriga. Que mexe com seus conceitos.


Harvey é um menino que possui um irmão mais novo, uma mãe e um pai. Tudo vai bem em seu pequeno grande universo, até que seu pai sofre um enfarte. Este acontecimento desestabilizar as dinâmicas familiares de Harvey, que precisa lidar com uma avalanche de sentimentos desconhecidos e intensos.


As ilustrações do livro, a meu ver, são o grande destaque do livro. O traçado é “simples”, mas, capaz de expressar toda a intensidade dos sentimentos vivenciados pelos personagens.



Harvey – Como me tornei invisível é um livro intensamente delicado, que renderá boas discussões com os pequenos sobre a vida e a morte. E tudo mais que se encontra entre elas.


Harvey - Como me tornei invisível

Autor: Hervé Bouchard
Número de páginas: 168 páginas
Editora: Pulo do Gato 
Compre na Amazon clicando aqui

Um comentário: