Resenha: As Aventuras de Sargento Verde


Sinopse: A história da garota que se disfarça de Sargento Verde encontra a história do príncipe caçula que precisa provar seu valor ao pai e a todo o reino. Juntos, eles enfrentarão dragões e peixes gigantes, terão de lidar com a maldade e o egoísmo de fadas e de homens. Os desafios estarão por toda parte. E, para completar, a revelação de um segredo poderá mudar totalmente o destino de nossos heróis.


Há alguns meses, assim que fui informado que meu blog havia sido selecionado para estabelecer parceria com a Editora Biruta, corri no catálogo a fim de escolher quais livros gostaria de receber. Empreitada árdua esta, pois, o catálogo da editora é espetacular e um livro é mais impressionante que o outro. Mas, de cara, sabia que As Aventuras de Sargento Verde seria uma de minhas escolhas.


“A todos que acreditam no poder das histórias e da imaginação.”


O site da Editora Biruta por si só é um encanto e muito rico, pois, para cada título há uma página especial, contendo sinopse, capa em alta resolução, marcador de página em pdf e material de divulgação. Foi a partir dessa pesquisa que fiz no site que me apaixonei por Sargento Verde [antes mesmo de ter lido a história!].


A autora Helena Gomes escreveu esta obra de maneira fantástica, carregando o texto com muita ação e muitas, mas muitas [muitas mesmo!] reviravoltas! É impossível não se apaixonar e torcer pelo sucesso de Sargento em sua jornada inesperada.


A história do livro se inicia nos apresentando a um moleiro que se encontra em uma terrível situação financeira e, em meio a seu desespero, encontra uma fada que lhe promete muitas riquezas e todas as soluções de seus problemas, contanto que ele a entregasse a pequena criaturinha que estaria em sua casa. Imediatamente, num lampejo desesperador e irracional, o moleiro aceita a proposta e, ao chegar a casa, ele encontra sua esposa com uma criança que havia sido abandonada em sua porta!


Os dois, moleiro e esposa, passam a cuidar da menina como se fosse sua própria filha. O tempo passa e quando ela estava prestes a completar 12 anos, descobre que deveria ser entregue à fada e, portanto, resolve fugir de casa. E é a partir daí que nossa fantástica história se desenrola. Com o intuito de se camuflar e não ser reconhecida, a menina resolve dar fim à suas longas madeixas, deixando o cabelo bem curtinho, passando a viver como um menino.


O apelido de Sargento Verde ela ganha depois de salvar um menino que estava preso no fundo de um poço e estabelecer uma grande amizade com ele. O menino era um príncipe que estava cumprindo uma espécie de ritual de passagem feito por seu pai, o rei (ele deveria conseguir sair do fundo do poço sem a ajuda de ninguém, pois, só assim, seria considerado digno de sentar-se ao trono).


A leitura de As Aventuras de Sargento Verde foi surpreendente. Eu deixei para lê-lo com meu aluno Victor, dois capítulos por semana. Mas, confesso, houve dias em que lemos mais páginas que o que havíamos combinado, pois, a história te fisga de uma maneira que dá vontade de ler o livro direto, sem parar!


Durante a história nos deparamos com princesas transformadas em dragões, fontes milagrosas, rainhas colecionadoras de rouxinóis, fadas malvadas e irmãos que traem a própria família… todo um conjunto de fatos e acontecimentos fantásticos que costuram uma história mágica, capaz de fazê-lo prender a respiração em muitos momentos, torcendo pelo sucesso da protagonista.


Falando na protagonista, devo ressaltar que, para além das reviravoltas mirabolantes e acontecimentos fantásticos, Sargento Verde é o grande “trunfo” da história. Sargento é livre, bem resolvida e extremamente corajosa, capaz de encarar uma “nova vida” sem medo do que a aguarda pela frente e, pouco a pouco, se mostra poderosa, capaz de superar toda e qualquer vicissitude que se põe à sua frente.


As Aventuras de Sargento Verde é um achado! O trabalho gráfico do livro, todo trabalhado em tons de verde em uma edição primorosa, é de encher os olhos. Tornou-se um de nossos queridinhos aqui em casa, sem, dúvidas. Uma obra excelente, capaz de encantador leitores de todas as idades. Não se trata apenas de mais uma obra de literatura infantil, mas sim de uma EXCELENTE obra de literatura infantil, capaz de fazer-nos repensar a figura da protagonista feminina [que foge, em muito, aos padrões antigos de princesinhas em apuros].

*Livro recebido em parceria com a Editora Biruta 

PRÊMIOS | SELEÇÕES:

*Altamente Recomendável FNLIJ 2017 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

*Catálogo Bolonha FNLIJ 2017 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil

*Itaú Criança 2016 | Fundação Itaú Social

As Aventuras de Sargento Verde


Autor: Helena Gomes
Número de páginas: 110 páginas
Editora: Biruta 
Compre na Amazon clicando aqui


4 comentários:

  1. Eu concordo com você em gênero, número e grau. "As aventuras de Sargento Verde" é um achado e uma coisa muito bem pensada e executada. É Girl Power, feito para quem deseja educar pessoas menos machistas eu amooo esse livro e essa história e tudo que já li de Helena Gomes.

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  2. Ele faz a gente vencer e mais legal que lindo parabéns pelo seu trabalho 💕👏🥰🥰✋🙏🙌💪💓💓

    ResponderExcluir