Resenha: Júbilo, o romance do jardineiro ♥

In my secret garden



“É na terra e não no céu
 que se cultiva o paraíso!”


          Hoje tive o imenso prazer de compartilhar essa leitura com meus filhotes da Barra. Antes de iniciar meu relato devo dizer que na primeira vez que li “Júbilo, o romance do jardineiro” eu chorei.


          Chorei pela sensibilidade do texto. Pela beleza das ilustrações.
          Chorei por ver a simbologia por trás da leitura me tocar tão profundamente a ponto de lágrimas saírem de meus olhos.


          Hoje, como sabia que precisaria substituir um de meus professores, adicionei Júbilo ao meu planejamento. Não poderia ter feito escolha melhor!


          Júbilo nos conta a história de Juvenal, um jardineiro que se vê obrigado a aposentar-se devido à falência de seus patrões. Todos os seus colegas partem para encontrar novos empregos e patrões, mas, ele não.


“Será pelos meus cabelos brancos,
A surdez, a miopia, o barrigão? (E porque sou queixoso e enrugado,
Lento, fraco e pesadão?”


          E, a partir daí, Juvenal se encontra num “declínio emocional”.
          O texto, todo rimado, torna a leitura fluida e as ilustrações poderosas nos causam inúmeras sensações e nos transmitem o estado melancólico de Juvenal.


          As crianças e eu conversamos bastante sobre os diferentes “significados” e representações presentes no livro.


          Conversamos sobre depressão. Sobre entregar-se aos sentimentos...
          Conversamos também sobre preconceito (de idade, cor, sexo). Sobre as diferenças de classe e direitos trabalhistas...
          Conversamos sobre a representação da infância e o poder das memórias afetivas...

          “Júbilo, o romance do jardineiro” nos possibilitou inúmeras conversas, diálogo franco, sensível e aberto.


“Esse livro é triste”. Disse-me E. que, após essa fala, prontamente completou: “Mas eu gostei muito”.


          Ao final da leitura nossos corações estavam aquecidos e cheios, feito balões repletos de ar.





Júbilo - O romance do jardineiro

Autora: Andrea Pizarro Clemo
Capa dura
Editora: Amelì
Para adquirir o livro entre em contato com a Maria Amélia que ela envia para todo o Brasil   


Nenhum comentário:

Postar um comentário