Prendendo a respiração



É chegado o final do ano.
Quem me conhece sabe o quão emotivo fico. Não por causa do Natal. Muito menos por conta de família. Mas, por causa das crianças.
Sempre. Eu sempre me entrego de corpo e alma ao meu trabalho e, quando vai se aproximando ao fim, vou sentindo um aperto por dentro, meus olhos constantemente ficam marejados, com qualquer fala e demonstração de afeto vou me remoendo por dentro, num verdadeiro turbilhão emocional.


É engraçado. Costumo falar sempre com mamãe: "se o Helder do passado me visse agora...". 
Realmente, ele sentiria um choque.


Costumo dizer que me tornei o pai que nunca tive.
Com cada criança estabeleço uma conexão diferente, um vínculo, uma relação afetiva que, tempos atrás, seria inimaginável para mim.


Vale ressaltar que meu início de trabalho no ambiente escolar [há 10 anos!] foi completamente involuntário. Meio que obra do acaso.
Estava passando por um período turbulento e conturbado, sem expectativas DE NADA, após uma grande desilusão. Achei que nunca conseguiria encontrar "o sentido da vida" e, nesse ano de dois mil e oito, em meio à tantas desconexões em minha vida, me vi empregado numa escola. Apenas por estar. Mas, quão grande seria minha surpresa ao término desse mesmo ano, com o espírito renovado e uma nova paixão estabelecida em meu interior.


Hoje, dez anos depois daquele início peculiar, não vejo à minha frente outra coisa que gostaria/conseguiria fazer que não fosse relacionado ao trabalho com Educação [seja ela em espaços formais ou não-formais].
Respiro Educação. 
Todos os dias. 
Todo o tempo.


Este respirar me move. Me comove. Muitas vezes me sufoca. Me deixa sem ar.
Agora, ao final de mais um ano letivo, me vejo assim: tentando manter o fôlego, respirar fundo, prender e soltar o ar sabendo que, mais uma vez, afetos e afecções foram vivenciados. 
Corpos marcados. 
Almas tocadas.

Um comentário:

  1. Que coisa linda, meu querido!!!
    Feliz por ter participado desse ano de sua descoberta!
    Você é lindo demais!!!
    O amor transborda de você!
    Te amo! ❣️❣️❣️

    ResponderExcluir