Nuno descobre o Brasil e nós [re]descobrimos a diversão

[...]
     Quarta-feira, nove de dezembro de 2015, sete horas da manhã.
Iniciamos o dia recebendo uma proposta ousada, desafiadora e instigante, ou seja, o meu tipo de proposta.


     Tia Cecília trouxe para a sala três exemplares do livro “Nuno descobre o Brasil” e propôs que realizássemos a leitura da obra completa em um só dia. Normalmente, quando o livro possui mais que cinquenta páginas, realizamos a leitura em etapas, dividindo-o em capítulos ou em quantidade de páginas.


     Confesso que não conhecia a obra, mas, assim que vi a capa do livro, topei o desafio. Ele foi escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta que eu, particularmente, amo!


     A ideia inicial da professora era que realizássemos a leitura ela, uma outra cuidadora e eu, porém, a cuidadora não topou nossa “empreitada” e um aluno (meu xodó, na verdade) prontamente quis dividir conosco o momento da leitura.


     Reunimos as crianças em círculo, todo mundo sentado no chão, bem à vontade e prontos para ouvirem a história.
Olha... que experiência maravilhosa!


     Geralmente quando vou realizar uma leitura para a classe eu me preparo antes, leio e releio as obras e/ou textos que compartilharei com eles, portanto, essa experiência de conhecer o livro junto às crianças foi fantástica.


     A história de Nuno é encantadora.


     
     Nuno é um pequeno órfão bem levado que, devido a suas travessuras, recebe o apelido de “Demonuno” (nem devo dizer o quão eufóricas as crianças ficaram e quantas gargalhadas rolaram na hora em que o apelido de Nuno foi dito pela primeira vez durante a leitura do livro). Acompanhamos as travessuras e sapequices do menino desde quando vivia em Lisboa até chegar ao Brasil.


     Vale ressaltar que a história do livro trata sobre o descobrimento do Brasil sobre o viés da imaginação de Nuno e isso é algo maravilhoso! Torero e Pimenta foram impecáveis ao descrever os acontecimentos típicos da época vivida por Nuno, bem como dos anseios e desejos do garoto durante todo o percurso viajado até chegar ao Paraíso (a.k.a.: Brasil).

     Por todo o livro há algumas notas explicativas explanando sobre os fatos históricos ali presentes.


     Experiência ímpar no ano de dois mil e quinze, a leitura de “Nuno descobre o Brasil” ficará viva em minha memória para sempre. Livro doce, envolvente, engraçado e instigante, fez as crianças e nós, adultos que realizavam a leitura, nos divertirmos muito.


     O livro faz parte de uma coleção chamada “História Literária Para Crianças”, onde os autores abordam questões culturais e históricas através do ponto de vista das crianças protagonistas (os livros da coleção são bem procurados, na verdade, desde a leitura deste livro, só consegui realizar a compra de um outro da coleção, em todos os sites que busquei os livros encontram-se esgotados! Tamanho o sucesso).


     Realizamos, pela primeira vez em nossa sala de aula, a leitura de uma obra completa num só dia. As crianças permaneceram interessadas na leitura durante todo o tempo, não é para menos, tendo em vista que o material é de extrema qualidade, e nós, que estávamos realizando a leitura (Tia Cecília, meu pequeno leitor Heitor e Eu), ficamos completamente cativados pela história de Nuno (e nós três levamos os livros para casa e o relemos, rs).


     Indico para todos os que gostam de uma boa história e de personagens cativantes. Nuno é como aquelas crianças levadas que, por mais que aprontam, não conseguimos deixar de amar. Pelo contrário, parece que quanto mais levadas elas são, mais nos cativam.



Nuno Descobre o Brasil


José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta.
Editora Objetiva. 
128 páginas
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário