Resenha: O carteiro chegou ♥


Sinopse: Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.

Muito mais que apenas um livro infantil. É o que penso sobre “O carteiro chegou”. Livro que me apaixonei instantaneamente desde o primeiro contato.


Fiquei tão fascinado pela proposta dessa obra que, depois de ouvir o relato de um trabalho realizado a partir da leitura do mesmo, cheguei a casa e fui correndo para a frente do computador realizar a compra do livro.


Isso há quatro anos.


De lá para cá foram muitas às vezes em que o li. Sozinho. No período de estágio na faculdade [na verdade, o plano de aula que realizei na execução da minha aula docência do estágio foi feito tendo “O carteiro chegou” como fio condutor]. Na aula de ALE na escola. Em casa com as crianças… Enfim, foram muitos e diversos os momentos de leitura com este livro, ele é um dos meus “xodós” [tanto que até hoje ele permanece praticamente novo, apesar de tantos usos diferentes, fica envolto no plástico bolha que veio junto quando comprei, rs], de tanto carinho que sinto por ele. Creio que ao lado de “Enrico de Prata” e “Onde vivem os monstros” ele é um dos meus favoritos.


Mas, por que de tanto encantamento com esse livro?


Eu explico: em “O carteiro chegou” acompanhamos um dia na vida do Carteiro da comarca, um jovem senhor que adora tomar chá e suas cartas entregar. Faz seu trabalho com um sorriso nos rosto e vai com sua bicicleta de casa em casa entregando as correspondências. E, para surpresa do leitor, quando o Carteiro chega a seus destinos ele encontra personagens que há muito tempo conhecemos: personagens de contos clássicos do imaginário infantil. E isso é fantástico!


A cada casa que o Carteiro chega somos surpreendidos por um personagem diferente. A interação e a adição dos personagens clássicos, em situações diversas, é muito bem feita. É um deleite aos olhos [as ilustrações são fofíssimas] e aos ouvidos [o livro é todo rimado].


E a “cereja do bolo”, as correspondências entregues pelo Carteiro realmente existem! Elas vêm acondicionadas em envelopes dentro do livro, com direto a selo, remetente e destinatário [e até um carimbo de urgência!].


Cada personagem recebe um tipo de correspondência diferente [tem cartão postal, cartaz/panfleto comercial, cartão de aniversário, ofício, um minilivro, uma intimação, etc…] e isto é simplesmente SENSACIONAL!


As possibilidades de exploração e trabalho com este livro são INFINITAS! Com sensibilidade e criatividade o professor consegue montar diversas aulas e atividades e planos a serem trabalhados envolvendo “O carteiro chegou”.


Uma leitura dinâmica, fluida e cheia de detalhes [a edição é de encher os olhos, em capa dura], capaz de encantar as crianças, despertando sua curiosidade e fascinar os adultos com a qualidade que apresenta.


Daqueles livros IMPRESCINDÍVEIS e INDISPENSÁVEIS na biblioteca de qualquer escola, professor e criança.


O carteiro chegou

Autores: Janet & Allan Ahlberg
Capa dura
Número de páginas: 32 páginas
Editora: Companhia das Letrinhas
O livro está esgotado na Amazon, portanto, compre-o na Saraiva clicando aqui [corra porque são as últimas unidades!]


Nenhum comentário:

Postar um comentário