Resenha: Onde vivem os monstros ♥


Sinopse: Na história escrita em 1963, o garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro até desembarcar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas. Uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais, fundamental na biblioteca básica de todo leitor.


Devo iniciar dizendo que este é meu livro infantil favorito. Portanto, compreenda se, em algum momento deste post, eu me derreter além da conta falando sobre ele.


Onde vivem os monstros… o que falar?


Escrito e ilustrado por uma de minhas maiores inspirações Maurice Sendak [quando decidi lançar meu livro Confabulando me inspirei muito na trajetória literária de Maurice, quis fazer algo que, de uma maneira ou de outra, me relacionasse com ele, por isso, dentro vários motivos, resolvi escrever e ilustrar meu livro por conta própria], esta obra é, a meu ver, o que há de melhor na literatura infantil.


“Na noite em que Max vestiu a fantasia de lobo e saiu fazendo bagunça”… é assim que inicia a história. Tão simples. Tão fantástica. Tão maravilhosa. Acompanhamos Max, um menino para lá de fascinante que faz MUITA bagunça e é um tanto quanto selvagem por si só.


Max idealiza todo um mundo dentro de seu quarto e, como não podia deixar de ser, se torna rei desse mundo, dando inicio à bagunça geral. Porém, como nada é perfeito, chega um momento em que ele sente saudades de estar com alguém que realmente goste dele e, meus queridos, é aí que está a mágica do livro! acompanhamos todo o processo criativo de uma criança [ESPLENDOROSAMENTE retratado nas ilustração de Sendak que são verdadeiras obras de arte (meu sonho seria um painel ilustrado com Max e os Monstros em meu Espaço de Leitura)]; desde o momento em que é “posto de castigo” por sua mãe até o momento em que retorna do reino onde vivem os monstros, a história se desenrola de uma maneira tão fofa que é IMPOSSÍVEL você não se deliciar com a leitura!


Já o li diversas vezes. Lembro-me de quando o comprei que fiquei babando na edição PRIMOROSA da saudosa Editora Cosac Naify. Todo em capa dura, editado em papel especial, o livro é de encher os olhos. Daqueles para reunir as crianças e ler em voz alta, trazendo a tona o monstro que existe dentro de você.


Existe algo selvagem dentro de todos nós.


Onde vivem os monstros é mais uma das obras que considero INDISPENSÁVEIS ao acervo de qualquer biblioteca, seja particular ou escolar.



Há também um filme. Tão magnífico quanto um livro [num daqueles poucos casos em que o filme é tão bom quanto o livro]. Vale muito a pena assistir. Todo poético e magistralmente dirigido por Spike Jonze, com um Max que é a coisa mais fofa do universo e com os monstros retratados IMPECAVELMENTE e grandiosamente. Eu me delicio vendo o filme. A trilha sonora é um show à parte! Vale procurar para comprar, pois, sempre é possível encontrar promoções que envolvem o mesmo. Eu dei uma sorte e encontrei o bluray num valor super em conta! [agora só falto dar a mesma sorte e encontrar os funko pops]

Pôster do filme dirigido por Spike Jonze ♥




Onde vivem os monstros

Autor: Maurice Sendak
Capa dura
Número de páginas: 40 páginas
Editora: Cosac Naify 

Nenhum comentário:

Postar um comentário