Resenha: Veronika Decide Morrer ♥

         
Sinopse: Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.
Só que ela acorda – e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas.
Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika decide morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera “normal”.
Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre vida e morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre.

[...]

     São raras às vezes em que você encontra uma obra que mudará sua vida.


          Meu caso [de amor] com Verônika Decide Morrer foi uma dessas raras exceções.


          Recordo-me vivamente, como se tivesse acontecido ontem, da primeira vez em que li este livro. Há quinze anos! Fui tomado por um sentimento tão louco, pois, até aquele momento, no “auge” de minha pós-infância/pré-adolescência/adolescência eu nunca havia sido tocado de maneira tão profunda por algo/alguém.


          Minha mente sempre foi uma profusão de ideias e pensamentos que se sobrepõem e coexistem de maneira desconexa e, muitas vezes, desordenada. Portanto, para um ‘jovem’ de quinze anos encontrar algo que falasse tão diretamente com ele é uma experiência realmente… transcendental.


          Pois bem. Não se deixe enganar por essas palavras, eu lhe imploro, Verônica Decide Morrer não é um livro para adolescentes ou infanto-juvenil, pelo contrário, estou aqui querendo apenas evidenciar que minha relação com este livro foi iniciada há muitos anos.


“Cada ser humano é único, com suas próprias qualidades, instintos, formas de prazer, busca de aventura. Mas a sociedade termina impondo uma maneira coletiva de agir – e as pessoas não param para se perguntar por que precisam se comportar assim.”


          Eu, honestamente, perdi a conta de quantas vezes já li este livro! na verdade, procuro lê-lo ao menos uma vez ao ano, pois, a cada leitura ele conversa comigo de maneira diferente. Vejo novas nuances, tenho novas interpretações…a cada nova leitura sinto como se fosse a primeira vez.


          Não sei por que, mas, eu via muito de mim em Verônica, hoje, confesso, podemos não ter tantas semelhanças quanto há algumas leituras atrás, porém, a intimidade que desenvolvemos e os inúmeros sentimentos intensos e inquietos que inundam a mente dela ainda são os mesmos [talvez até mais profundos dados a maturidade da idade].


          Verônika Decide Morrer é uma obra indispensável para todos. Não há uma categoria em que eu possa encaixá-lo [até porque acho bem desnecessário tentar “limitar” e rotular uma obra, pois, a partir do momento em que você estabelece uma categoria para a obra, você já está limitando a percepção do outro para com ela] e isso é maravilhoso.


“A loucura é a incapacidade de comunicar suas idéias. Como se você estivesse num país estrangeiro – vendo tudo, entendendo o que se passa a sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, pois não entendem a língua que falam ali. Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.”


Para aqueles que estão perdidos ou precisando se perder;
         
Para aqueles que se sentem afogados pelas profundas ondas de pensamentos desconexos que turbilhoam dentro de sua mente;
        
Para aqueles que, muitas vezes, experienciaram a loucura;

Para aqueles que buscam se reconectar;

Para aqueles que já decidiram morrer;

Para todos aqueles que VIVEM.

         

          Com toda a humildade do mundo, a única coisa que posso realmente dizê-los é: LEIA!


Verônika decide morrer

Autor: Paulo Coelho
Número de páginas: 208 páginas
Editora: Sextante
Compre na Amazon clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário