Resenha: Íris - uma despedida



Sinopse: Da noite para o dia, a família de Íris descobre que ela está gravemente doente e precisa ser hospitalizada. Por meio do ponto de vista terno e ingênuo de sua irmã mais nova, que narra os sentimentos que a afligem, o leitor compartilha dos acontecimentos que transformam a rotina familiar, juntamente com o medo, a esperança e a tristeza que os acompanham. Com lirismo e delicadeza, a narrativa apresenta uma temática delicada, especialmente para o universo infantil: a doença progressiva de uma pessoa querida. As metafóricas ilustrações também contam a trajetória da doença da pequena Íris, numa sequência gradativa de imagens em que a menina é envolvida por flores de pétalas azuis, oferecendo uma leitura paralela e intensa ao texto, já repleto de sentimento.

As ilustrações de Beatriz Martín Vidal retratam de maneira poética o desenvolvimento da doença de Íris


“Acho que você não deve ler esse livro pra mais criança nenhuma tio Helder.”


Senti a necessidade de iniciar esta resenha com essa frase, pois, assim como o livro, Íris – uma despedida, ela me marcou bastante.


Íris – uma despedida é um livro extremamente tocante. De uma sensibilidade tremenda, a obra de Gudrun Mebs mesclada com as BELÍSSIMAS ilustrações de Beatriz Martín Vidal te fará refletir sobre a vida, a morte e as relações de afeto que estabelecemos uns com os outros.


O livro nos conta a história de uma menina chamada Íris que tem um tumor na cabeça. Porém, a história nos é contada a partir dos olhos de sua irmãzinha.


Tudo se inicia num belo dia quando as meninas acordam e percebem que Íris acordou com os dois olhos vesgos. As meninas se divertem imensamente com essa situação, porém, seus pais ficam extremamente preocupados.


Apesar de todo o drama carregado por conta do câncer que é descoberto em Íris, o livro consegue abordar todo o tema de maneira “fluída”, a partir dos olhos da irmã pequena, o que nos faz até rir em certos momentos. O livro é muito emocionante e consegue tocar de uma maneira profunda e extremamente sensível no nosso interior.


Quando terminamos de ler, eu estava com os olhos marejados e meu aluno se segurando. Foi aí que ele soltou a frase que iniciei esta resenha “Acho que você não deve ler esse livro pra mais criança nenhuma tio Helder.” E, depois de dizer isso, ele caiu em prantos. Foi um dos momentos mais lindos que vivemos juntos. Íris – uma despedida nos proporcionou muitas divagações, questionamentos e discussões. Passamos um bom tempo de nossa aula refletindo sobre a vida e a morte e como podemos aperfeiçoar nossos relacionamentos afetivos.


A maneira com que o livro foi [belamente] escrito por Gudrun Mebs, “facilita” a compreensão da leitura feita por uma criança [seja esta leitura sozinha ou compartilhada]. Mas, apesar de ser um “livro infantil”, reitero: ele deve ser lido por leitores de todas as idades, pois, tocará a TODOS, não tenho dúvidas disso.


Fazia algum tempo que algo não nos acertava de maneira tão intensa. Íris – uma despedida nos acertou feito um caminhão, deixando-nos entorpecidos com sua história divinamente escrita e ilustrada.



Por favor: LEIAM.


Íris - uma despedida

Autor: Gudrun Mebs
Número de páginas: 80 páginas
Editora: Pulo do Gato
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário