Resenha: Os três lobinhos e o porco mau


Sinopse: Este livro inverte os conhecidos papéis do lobo mau e dos porquinhos - quem era caçador vira caça e vice-versa, mantendo o maniqueísmo de algumas histórias infantis, que simplesmente separam os personagens entre bons e maus, bobos e espertos. Levando em consideração o pequeno leitor moderno, que de bobo não tem nada, 'Os Três Lobinhos e o Porco Mau' é uma sátira que surpreende utilizando elementos atuais, para reinventar uma história que continua emocionante.

🐷

          Todo mundo sabe: adoro histórias que “baguncem” o que já conhecemos. Adaptações, versões diferentes, invertidas… enfim, tudo o que vire de pernas para o ar aquilo que já está “batido e datado”. Este livro é mais um desses casos.


          “Os três lobinhos e o porco mau” inverte os famigerados papéis de vítimas e vilão nessa história, que todo mundo já conhece de ponta a ponta, trazendo, assim, um novo olhar e frescor para algo já tão explorado.


          Nesta versão a mãe dos lobinhos os chama e diz que é hora de partirem rumo ao desconhecido, vivendo suas vidas de maneira independente. Aqui, diferente das versões comuns, os três lobinhos sempre permanecem unidos, construindo apenas uma casa para os três morarem. E, a cada nova construção, o porco mau surge para assombrá-los e aterrorizá-los das maneiras mais impossíveis.


          Escrito de maneira leve, porém, muito agradável de ler [especialmente em voz alta], Os três porquinhos e o porco mau é capaz de entreter e divertir todo tipo de leitor, independente de sua faixa etária. Conta ainda com um “versinho” que o porco mau repete a cada visita infame À casa dos lobinhos, o que faz com que, inconscientemente, as crianças repitam durante a leitura.


          As ilustrações são o ponto alto do livro. Delicadas e muitos vivas, fazem parceria à escrita suave e melódica.



          O final do livro, confesso, deixou um pouco a desejar. Eu, particularmente, encerraria a história uma página antes do desfecho final, porém, apesar deste detalhe, o final em si não atrapalha em nada a leitura. Pelo contrário, pode gerar boas discussões e debates sobre nossos comportamentos e atitudes para com os outros.


Os três lobinhos e o porco mau


Autor: Eugente Trivizas
Número de páginas: 32 páginas
Editora: Brinque-Book
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário