Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa: contos de fada para pensar sobre o papel da mulher

Sinopse: Vilã ou heroína? Bruxa, princesa, camponesa, conselheira ou madrasta? Ou todas elas? Nos contos de fadas, as personagens femininas costumam ser entregues em casamento a quem mal conhecem, sofrem muito, não têm direito a dar opinião nem a escolher o seu futuro. E tudo isso só porque nasceram mulheres.
"Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa" nos faz refletir sobre essas questões e também nos mostra como os homens podem ser aliados no processo de mudanças. São histórias que divertem, emocionam e ainda nos fazem ver que há muito a ser feito para que as mulheres também sejam donas dos próprios finais felizes.



     Com uma capa completamente autoexplicativa, Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa é uma coletânea de contos de fadas para pensar sobre o papel da mulher.


          Antes de falar sobre o livro em si, devo dizer que o escolhi [em parceria com a Editora Biruta], pois, me APAIXONEI perdidamente pelo trabalho da autora Helena Gomes no livro As Aventuras de Sargento Verde [leia a resenha clicando aqui] e fiquei me mordendo de vontade de conhecer mais alguns de seus títulos.


          Em Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa não temos apenas histórias de garotas badass e duronas, mas, sim, de garotas e mulheres simples, que conseguem superar as vicissitudes da vida e transformar, de alguma maneira, a vida de quem as rodeia.


          Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa é fascinante! As autoras escreveram de maneira tão rica e inteligente os personagens que você se vê completamente envolvido nas tramas de TODOS os contos. Todos são maravilhosos, não teve um fraquinho [o que geralmente encontro em coletâneas de contos].


Completamente envolvente e capaz de levantar várias discussões com os pequenos, Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa já ganhou lugar de destaque aqui em meu Espaço de Leitura e, assim como Sargento Verde, é cheio de personagens poderosas e pensantes, que nos fazem sentir muito orgulho do universo feminino.


O livro possui oito contos, todos completamente viciantes [sério, eu DEVOREI o livro], cada um com suas características próprias, que nos apresentam personagens de diversas nuances. Mas, creio que o meu favorito é A Princesa Rã. Nele, o filho mais novo de um rei, a fim de protestar contra as decisões e desejos de seu pai, se casa com uma rã, mas, para sua surpresa, esse animal era na verdade uma fada fugitiva que estava se escondendo de um feiticeiro terrível. Durante todo o casamento dos dois a rã, pouco a pouco, vai conquistando o afeto e o carinho de seu marido, tornando-se amigos e ajudando-o nas mais diversas tarefas [todas lançadas pelo rei e pelas cunhadas]. Durante a leitura do conto vamos vendo um companheirismo sendo desenvolvido e aflorado por entre os dois, de maneira doce e leve. Ao final fiquei com um sorriso no rosto, pois, me cativei completamente por aquela rãzinha e por seu jeito sagaz de lidar com as intempéries propostas por suas concunhadas. De maneira poética e extremamente sensível, a meu ver, o conto pode se tratar de uma representação do amor, não aquele imposto, forçado ou exigido, mas, o amor puro e verdadeiro, onde a cumplicidade se faz presente e a liberdade reina.


Este livro deveria fazer parte do acervo de toda biblioteca, espaço de leitura e afins, pois, ele é ESSENCIAL. Aborda e questiona, de maneira séria e, ao mesmo tempo, divertida, questões que permeiam os padrões [pré]estabelecidos em nossa sociedade. Mesmo tratando-se de um título “infanto-juvenil”, Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa é capaz de alcançar leitores de todas as idades, tendo em vista o tema trabalhado e as diversas discussões e debates que a leitura [com certeza] proporcionará.


*Livro recebido em parceria com a Editora Biruta 


Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa

Autor: Helena Gomes & Geni Souza
Número de páginas: 132 páginas
Editora: Biruta 
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário