Tia Rogéria, sobre amar a leitura.




Bairro de Fátima. Caixa D’água.

Nasci nesse bairro e sempre vivi aqui. Aqui pude crescer livremente brincando de piques, amarelinhas, caracóis, pular corda e outras brincadeiras que todas as crianças têm direitos a ter. Aqui no morro, não tínhamos medo de nada: nem de saci, lobisomem, mula sem cabeça, bruxas… pois nas mais maravilhosas histórias que meu avô e meu pai contavam, esses personagens existiam e, a cada dia surgia um personagem novo para enriquecer as histórias mirabolantes em minha mente!

Imaginei desde a infância viagens lindíssimas desde as dunas do deserto do Saara, às longínquas terras da África e as praias mais lindas que pudessem ir a minha imaginação... Claro que alcancei todos esses sonhos por meio dos livros!!! Por meio das histórias contadas pelo meu avô e pelas leituras realizadas pelo meu pai!!!

Com meu pai, aos cinco anos eu já conhecia o abecedário e construía frases que ele ensinava e ditava para mim. Com ele, aprendi a ler em um livro grosso “As mais belas histórias” de Gaston Courtois, assim como a literatura de cordel com as histórias de Pedro Malazarte até as fábulas como da tartaruga e a lebre... Os livros mostrados por meu pai e meu avô continham histórias lindíssimas e eu podia sonhar!!! Sonhar alto até onde minha imaginação pudesse ir!!! Era demais!

A leitura tem um grande significado em minha vida: se estava triste, pegava um livro ou escrevia um poema. Se alegre, também escrevia para depois ler! Minha adolescência foi permeada por fotonovelas que me levava a sonhar com príncipes encantados dos contos de fadas misturados aos homens lindos como Alan Dellon e Jhon Waynne dos filmes em tvs preto e branco que assistia escondido dos meus pais na casa dos vizinhos!... Esses homens da tv eram todos tão lindos!!!

Com o passar dos anos, deixava de arrumar a casa para ler uma revista!!! Sempre escondido de minha mãe, pois senão ela rasgava! As leituras feitas à noite, quando ela ia dormir, eram com a lamparina acesa e, no outro dia, as narinas estavam todas escurecidas por causa do querosene que fazia a lamparina permanecer acesa!!! Se tivesse que reviver isso, faria tudo de novo!
Valeu a pena cada leitura realizada, cada conto, fábula, história, texto, jornal, revista lidos em minha vida!!!

Amo a leitura! Adoro ver crianças lendo e construindo saberes por meio da leitura! Adoro ver cada livro que meus filhos e netos leem!

Tia Rogéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário