Resenha: Os Condenados 💀

         
      Sinopse: Danny Orchard conseguiu enganar a morte e ganhou uma segunda chance para viver. Só que ele não voltou do inferno sozinho. Em Os Condenados, Andrew Pyper, autor do fenômeno O Demonologista, explora as conexões de amor e ódio entre irmãos gêmeos, numa história sobrenatural digna de pesadelos.


“O medo clássico tem um novo nome. Andrew Pyper.” 
[Stephen King]

💀

         Vamos dar uma “pausa” nos livros infantis para falar sobre esta DELÍCIA das trevas?


            Percebi que nos últimos meses estava lendo apenas literatura infantil e infanto/juvenil e, por sorte, a fim de retomar para o lado negro da força, encontrei uma promoção maravilhosa da DarkSide Books [aquela editora esplêndida que possui as edições mais caprichadas e incríveis que se possa imaginar {sim, sou babão para com livros em capa dura e design de primeira!}]. Portanto, hoje falarei aqui sobre o VICIANTE: Os Condenados.


            Em Os Condenados somos apresentados a Danny Orchand que há vinte anos passou por uma experiência de quase morte [sobrevivendo a um incêndio], ganhando uma segunda chance para viver. Porém, sua irmã gêmea, Ash, não conseguiu ter o mesmo destino: acabou falecendo durante o incêndio.


            Após esta experiência, Danny tornou-se escritor, conseguindo transformar sua tragédia e experiência num livro que acabou virando um grande sucesso.


            Sua irmã Ash não era uma pessoa boa. Sei que é errado limitar as características entre “bem e mal”, porém, nesse caso, percebe-se que, a todo o momento e a cada verso descrevendo as atitudes e comportamentos de Ash, nota-se que ela era de fato uma pessoa ruim, capaz de cometer atrocidades apenas para se divertir e sentir prazer. Uma espécie de sociopata/dissimulada [que eu, particularmente, adoro!].


            Ash, mesmo depois de morta, permanece a mesma criatura egoísta e sádica que era em vida, porém, agora num nível ainda mais atemorizante, pois, ela está morta! E segue infernizando a vida de Danny que, entre muitas idas e vindas, consegue aos poucos estabilizar sua vida, encontrando uma mulher que ama e desenvolvendo uma família.


            A meu ver o mais incrível de Os Condenados é a maneira com que Andrew Pyper consegue nos “nortear” na história dos gêmeos Orchard. Durante a leitura vamos conhecendo cada vez mais sobre as relações familiares dos Orchard’s  como as desgraças chegaram a família desde o primeiro momento em que os gêmeos nasceram.


            Não quero me aprofundar e ater muito aos detalhes da trama para não estragar a leitura de quem ainda não conhece a obra, mas, para quem curte um bom suspense, daqueles que te prendem desde o primeiro momento, Os Condenados é mais do que indicado!



“Éramos gêmeos fraternos, ainda que você não necessariamente percebesse isso de imediato. [...] Se você nos tivesse conhecido naquela época, chegaria à conclusão de que a vida havia, visivelmente, preferido um de nós em detrimento do outro. No entanto, quando a morte caiu sobre nós, escolheu ela, não eu, mantendo-a em seu domínio e atirando-me de volta para um mundo que, sem a presença da minha irmã, eu mal conseguiria reconhecer.”
[Página 23]


            Danny e Ash, apesar de gêmeos, eram o completo oposto um do outro. Ash, aos olhos dos outros, era perfeita: dona de uma presença desconcertante, ótima aluna, popular, capaz de inebriar os pensamentos de todos com que convivia… porém, era “o mal na forma de gente”. Sua maldade e dissimulação tinham como principal alvo Danny, seu irmão gêmeo.


            Outro fato interessante de Os Condenados é que o autor não se “esquece” dos outros personagens [como acontece em muitas obras], pelo contrário, ele nos mostra o reflexo das atitudes de Ash em seus pais que, pouco a pouco, vão definhando fazendo, assim, com que a família sucumba.


            Assim como em O Demonologista (leia-o também! Apesar de o final não ser dos melhores, o livro em si é uma ótima leitura!), aqui em Os Condenados Andrew Pyper conseguiu novamente escrever um livro arrebatador, que te fará DEVORAR as páginas a fim de descobrir o desfecho de Danny e sua assombração gêmea.


Os Condenados segue a linha de edições impecáveis da DarkSide Books. Em capa dura, o design segue a mesma linha de O Demonologista, porém ao invés do vermelho, temos aqui o preto e dourado. Todos os livros da DarkSide são um deleite visual, daqueles que você pega e admira por vários e vários minutos, sentindo um prazer extremo ao manuseá-los e, também, contemplando-os na estante depois da leitura.



💀

Os Condenados

Autor: Andrew Pyper
Capa dura
Número de páginas: 336 páginas
Editora: DarkSide 
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário