Resenha: Um outro país para Azzi


Sinopse: Azzi e seus pais correm perigo. E por isso precisam fugir às pressas, deixando para trás sua casa, seus parentes, seus amigos, suas profissões e sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido, levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura. Azzi terá de enfrentar a saudade que sente da avó e muitos desafios: aprender outra língua, acompanhar a preocupação dos pais, adaptar-se à nova casa e cidade, frequentar a nova escola e fazer novas amizades.



Um outro país para Azzi foi uma grata surpresa enviada pela minha parceira Editora Pulo do Gato ❤ Seguindo a “tradição” das últimas semanas, o tema central do livro casa direitinho com as últimas obras que tenho lido, fugindo daquela usual “água com açúcar” que muitas editoras propõem para os pequenos.


Na obra, toda representada por meio de quadrinhos [belissimamente ilustrados e coloridos, dialogando diretamente com os textos], conhecemos Azzi uma menina que vive com sua família num país que está em guerra [uma boa sacada da autora foi não delimitar exatamente qual o país em que Azzi e sua família viviam, fazendo, assim, com que o leitor divague em sua própria imaginação e perceba que mudanças e adaptações são dinâmicas que ocorrem na vida de TODOS, independentes de onde vivem e como vivem]. Por conta dos perigos da guerra,  a família de Azzi é obrigada a se mudar, deixando a vovó para trás, e este é o ponto de partido da história.


Acompanhamos todo o processo de adaptação de Azzi e seus familiares no novo país em que chegam. A dificuldade em entender a língua, a diferença cultural e a ausência da vovó permeiam essa nova realidade vivida pela menina que, pouco a pouco, vai se adaptando a nova realidade, transformando-se e crescendo enquanto ser humano.


A história é bela, completamente ATUAL e muito envolvente. Já li o livro três vezes, uma vez sozinho, quando chegou, uma vez com as crianças aqui no Espaço de Leitura e mais uma vez agora antes de resenhá-lo. É incrível como você se pega refletindo internamente sobre a atualidade durante a leitura e sobre como as pessoas conseguem sobreVIVER em ambientes assim.


Um outro país para Azzi é um livro que trata sobre a tenacidade do ser humano. Sua habilidade de sobreviver às vicissitudes da vida e a persistência perante os obstáculos que se sobrepõem em sua caminhada pessoal.


 Aqui no Espaço de Leitura o livro foi muito bem recebido [vale ressaltar que a edição é lindíssima, o livro é em capa dura e belamente ilustrado]. Uma criança, ao pegar o livro nas mãos e folheá-lo, disse que “com certeza esse aqui deve tratar sobre exílio e refugiados”, fiquei maravilhado quando ele falou isso, pois, nós ainda não havíamos sequer iniciado a leitura. Após a leitura tivemos um longo debate sobre as diferentes realidade existentes ao redor do globo terrestre, a gratidão que devemos sentir para com nossa própria realidade que, apesar de estar longe do ideal, é muito mais “aceitável” que aquelas vivenciadas pelos países em guerra e, também, sobre como o ser humano é capaz de se adaptar e reinventar e sobreviver a tudo e qualquer coisa negativa que encontra pelo caminho.


Como já disse em outras resenhas, em minha opinião, uma boa obra literária é aquela que instiga, mexe com os sentimentos e te faz pensar. Um outro país para Azzi é uma obra assim, capaz de levantar discussões e reflexões internas e externas, pessoais e coletivas. Vale MUITO a pena a leitura!


  • Ganhador do Little Rebels Children's Book Award 2013
  • Aprovado pela Anistia Internacional




*Livro recebido em parceria com a Editora Pulo do Gato.


Um outro país para Azzi

Autor: Sarah Garland
Capa dura
Número de páginas: 36 páginas
Editora: Pulo do Gato 
Compre na Amazon clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário