Resenha: O Grúfalo ❤

Lendo "O Grúfalo" para os alunos da EMPEIF "Cavalinho" em visita ao Espaço de Leitura


Sinopse: Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.


          Com sabor de clássico, O Grúfalo, escrito pela excepcional Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler [dupla que já produziu VÁRIOS livros incríveis, sinônimo de sucesso. Se você tem dúvida do que adquirir para iniciar ou aumentar sua biblioteca/acervo literário, escolha as obras de Julia e Axel] é um daqueles livros que são GARANTIA de diversão para todos [seja para quem está lendo ou para quem está ouvindo].


          O livro estava há MUITO tempo em minha lista de desejos, porém, o adquiri há apenas um mês. Já o conhecia por ter emprestado da Biblioteca, mas, sempre tive a vontade de tê-lo em meu acervo. Aproveitei a I Bienal da Brinque-Book e o adquiri [junto ao livro Carona na vassoura, tamb´me da Julia Donaldson]. Esta foi uma das melhores compras que fiz durante todos esses anos que tenho comprado e adquirido livros infantis.


          O Grúfalo é um livro delicioso de se ler em voz alta. Ele nos apresenta um pequeno ratinho que, utilizando de toda sua sagacidade, consegue se safar de muitas situações difíceis que vivencia enquanto percorre a floresta. Seus predadores o veem como um apetitoso jantar, mas, com bastante calmaria e “sangue frio”, o ratinho consegue dissuadir seus predadores, inventando que um monstro tenebroso [o Grúfalo no caso] está a sua espera para comerem juntos. O ratinho crê veementemente que esse monstro não existe, tanto que, a cada saída espetacular que dá nos predadores ele diz “que bobo, será que ele não sabe que grúfalo não existe?”.


          Até que, seguindo seu caminho, o ratinho se depara com uma criatura que possui as exatas características que ele utilizou para espantar seus predadores e, ao invés de se desesperar e se entregar a seu derradeiro fim [porque o Grúfalo afirma que ratinho é sua comida preferida, especialmente gostosa no meio do pão] ele faz uso de sua inteligência a fim de espantar o temível grúfalo.


          A história é toda contada por um narrador [em terceira pessoa], mas, no decorrer da caminhada do ratinho, enquanto vai se deparando com diferentes predadores, a história passa a ser contada por meio das conversas entre o ratinho com os outros animais.


          Um dos fatores pelos quais considero tão delicioso de se ler e ouvir é que, nos diálogos, ocorre a repetição rimada, o que facilita a memorização das crianças, tornando a narrativa muito dinâmica por fazer uso deste rico recurso de repetição.


          Dentre as milhares de histórias que já li individualmente e, também, com as crianças, O Grúfalo é, sem sombra de dúvidas, uma de minhas favoritas. A cadência e o ritmo da leitura tornam o livro simplesmente encantador e a tenacidade do ratinho para se safar das caóticas situações com que se depara no decorrer da caminhada é extremamente envolvente [você se vê, ao final da leitura, admirando o ratinho mais que tudo nesse mundo]!


O Grúfalo

Autor: Julia Donaldson
Número de páginas: 32 páginas
Editora: Brinque-Book 
Compre na Amazon clicando aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário