Sobre devaneios e fascínios educacionais



Meu nome é Helder Guastti, sou um professor aqui do município de João Neiva, no Estado do Espírito Santo.


À guisa de ‘desabafo’, vim aqui relatar um pouquinho sobre meu trabalho para você que, mesmo sem conhecer, sinto uma proximidade.


Minha mãe é professora e, por muito tempo, tentei “fugir” deste destino. Confesso que passei um bom tempo de minha juventude sem saber ao certo o que gostaria de fazer em minha vida, mas, isso não vem ao caso. O que vale dizer é que, aos vinte anos, me descobri educador. Tornei-me o “Tio Helder”.


No final do ano de dois mil e quinze me desvinculei do contrato que tinha com a Prefeitura Municipal, a fim de dar um salto no escuro e lançar um livro de minha autoria. Lancei-me sem pensar duas vezes.


O livro foi escrito e construído a partir do meu trabalho com as crianças de um segundo ano e, a fim de prestá-los homenagem, pus os nomes de meus alunos em meus personagens. Passei o ano de dois mil e dezesseis divulgando meu livro nas escolas, realizando contação de histórias, visitas e muitas birutices, aumentando um pouco o alcance de meu trabalho [que antes estava limitado à escola em que eu trabalhava]. Mas, eu queria mais. Eu queria dividir um pouco do amor que sinto pela literatura e pelos livros para mais gente.


Minha mãe e eu passamos muito tempo nos perguntando o que poderíamos fazer para “mudar o mundo” e, após muitos trabalhos desenvolvidos, muitas fantasias costuradas, muitas histórias contadas e uma quantidade descomunal de bolos e lanches compartilhados; resolvemos abrir um Espaço de Leitura em nossa casa, unindo duas das coisas que mais amamos em todo o mundo: crianças e livros!


Nosso Espaço de Leitura está localizado num bairro considerado como periferia, num morro, na comunidade do Bairro de Fátima e toda a comunidade tem se mostrado muito contente e receptiva para com nossas ações e propostas de intervenções culturais.


Nossa inauguração foi no dia 29 de abril de 2017 e, desde esse dia, realizamos ações que envolvem contação de histórias, dança e movimento para as crianças do município de João Neiva – ES.


No Bairro de Fátima, comunidade em que vivemos desde a infância, notamos que não há uma grande comunidade de leitores e sentimos que havia a necessidade de criarmos algo que suprisse as necessidades culturais de nossos pares. Portanto, decidimos abrir as portas de nossa casa e criar o Confabulando – Espaço de Leitura com a missão de fomentar nas pessoas a paixão pelo universo das palavras, estimulando o gosto pela leitura e semeando afeto.


Nossa intenção é de propagar ações culturais que realizarão mudanças positivas na vida das pessoas tendo como principal fundamento a afetividade. Para que essas mudanças possam ocorrer de fato, realizamos mediação de leitura em nossas dependências, empréstimos de livros, contação de histórias e apresentação de dança e movimento, bem como, representações teatrais e algumas oficinas.


Nossa meta é expandir o alcance de nosso trabalho, aumentando nosso acervo e oferta diversificada para toda a comunidade e, também, todo o município.

Queremos TRANSFORMAR a vida das pessoas por meio da leitura e de ações culturais possibilitando, assim, uma expansão do universo letrado, promovendo a integração entre os moradores da comunidade (e do município!) para com o fantástico mundo da literatura.


Nosso Espaço de Leitura já tem gerado benefícios, principalmente para a comunidade do Bairro de Fátima que, por muito tempo, foi “esquecida” pelas autoridades locais.


Com nosso Espaço de Leitura a população da comunidade, especialmente as crianças, tem acesso a livros e literatura de qualidade, intervenções culturais e artísticas e, principalmente, um olhar manso para com elas.


Por meio de nossas ações culturais temos diminuído as distâncias e fronteiras existentes entre a comunidade e o restante do município, pois, hoje, em nossas ações, participam pessoas de vários bairros da cidade quebrando, assim, muitos paradigmas que foram pré-estabelecidos no decorrer dos anos.


Para a equipe de voluntários é um prazer sem precedentes participar de nossos eventos e ações, pois, por meio deles, somos capazes de crescer no âmbito profissional e pessoal. Temo-nos [re]descoberto enquanto seres humanos e cidadãos.


Hoje as pessoas da comunidade do Bairro de Fátima e do município de João Neiva reconhecem que a cultura local existe e está em desenvolvimento e elas fazem parte disso.


Esta “jornada Confabulatória” [como costumo chamar] tem sido EXCEPCIONAL. A cada sorriso, a cada olhar e a cada abraço recebido vou me certificando cada vez mais de que estou no caminho certo, de que a melhor decisão que tomei em minha vida foi ter abraçado a Pedagogia e ter me entregado de corpo e alma.



Hoje, quase dez anos depois de ter me tornado o Tio Helder, tenho a certeza absoluta de que não nasci para ser outra coisa senão isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário