Resenha: Manu e Mila


Sinopse: Céu anil, jardim florido, sol e nuvens branquinhas. Mila acordou inspirada e foi logo nomeando suas sensações com poesia. Sabia que aquela manhã deliciosa lhe traria um caminho: “Hoje é um dia perfeito para encontrar a alegria”, disse ao Manu, que logo contestou: “Mas onde encontrar a alegria?”. Em suas pequenas grandes convicções, eles foram, ao ar livre, procurar o que podia estar ali sob seus olhos. No alto de uma árvore, debaixo de uma joaninha. Manu achava uma coisa, a garota Mila encontrava outra. O que não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta.
André Neves.
[...]
Creio que, hoje, André tenha se tornado meu autor preferido. Seus livros me trazem uma sensação de acalanto que, por mais que tente, não consigo explicar em palavras.
Sou do tipo que lê e se emociona, que fica com um sorrisão bobo nos lábios e os olhos marejados quando encontra um livro que aquece o coração.
Os livros do André, todos eles, sem tirar nem pôr, causam essa sensação em mim. E isso é magnífico!
.
Em “Manu e Mila” acompanhamos uma dupla de crianças que num dia delicioso “jardim florido, céu anil brancas nuvens, sol macio” se questionam e refletem sobre onde se encontra a alegria. A mãe de Mila diz que a alegria pode estar em qualquer lugar, enquanto Manu contrapõe dizendo que o mundo é muito grande e duvida que a alegria esteja ali no jardim.


Mila, que me enche o coração e me faz relacionar completamente com ela [que tem ares de personalidade de Amélie Poulain] crê que a alegria está escondida nas pequenas coisas [debaixo de uma pedra. Em um pingo-d’água. Dentro de uma semente] já Manu achava que a alegria estava entre as coisas grandes [perdida em uma imensa cidade. No alto de uma montanha. Boiando no meio do oceano]. Ambos acreditam que a felicidade está nos lugares mais difíceis de procurar.


Durante a leitura, texto e imagem nos fazem refletir sobre os pequenos prazeres da vida, sobre as alegrias que encontramos em nosso caminho, sobre os encantamentos que vivenciamos em nosso dia a dia e a maneira com que enxergamos o mundo a nosso redor.


Manu e Mila, tão semelhantes em suas diferenças, trazem um frescor ao leitor que, garanto, é IMPOSSÍVEL concluir a leitura sem pôr um sorrisão nos lábios!


André possui um “tato poético” ímpar, capaz de nos comover e encantar com uma intensidade tremenda. Seu texto, sucinto em muitos pontos, e ilustrações cheias de vida, tem o poder arrebatador de aquecer qualquer coração e nos deixar refletindo sobre o que nos traz alegria. O livro, por si só, é um pequeno prazer. Uma imensa alegria.


“A alegria é uma brincadeira fujona, sabe? Algo que nos acostumamos a encontrar e a perder o tempo todo. E existem tantas alegrias [...] A alegria para mim é fazer e ver a leitura girar como uma dança”. [NEVES, ANDRÉ]
Como não se apaixonar?

MANU E MILA

Autor: André Neves
Número de páginas: 32 páginas
Editora: Brinque-Book
Compre na Amazon clicando aqui
No site da editora o livro está com um preço INCRÍVEL! Compre-o aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário