Resenha: Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca



Sinopse: Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca. E uma aranha. E uma ave. E um gato. E um cachorro. E uma cobra. E uma vaca. E um cavalo. Você sabe o que aconteceu? Descubra nesta premiada versão deste clássico norte-americano. Este livro, ganhador do prêmio Ópera prima durante a feira do livro infantil de Bologna 2010, resgata um texto clássico da literatura infantil norte-americana, que narra a história de uma velhinha que, sem motivos, engole uma mosca ainda viva. Para matar a mosca em seu estômago, a velhinha pensa em uma solução e é a partir daí que começa a confusão.  Além de apresentar uma história clássica, esta obra apresenta como grandes diferenciais: seu design, suas ilustrações, o formato e a tipologia usada. Tudo é inovador e complementa perfeitamente o texto, fazendo com que esta obra encante não só crianças, mas também os leitores maiores!
.
Certeiro. Creio que esta é uma palavra que caracteriza perfeitamente este livro.
“Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca” é uma daquelas obras em que é IMPOSSÍVEL permanecer indiferente ao que apresenta. Seja você uma criança grande ou pequena, leitor ávido ou não. O livro é ESPETACULAR [assim mesmo, em caixa alta], pois, apresenta desde seu projeto gráfico uma maneira peculiar que prende o leitor pelo laço.


É engraçado que TODAS as vezes em que o levei para compartilhar em voz alta, sua leitura foi daquelas que mais atraiu crianças, pois, o formato diferentão do livro já chama muita atenção e, quando começam a escutar o texto, cada vez vão se aproximando mais e mais “curiosos”.


A premissa é: uma velhinha simpática e elegante, que usa óculos, maquiagem e tem bolsinha, por um motivo que a gente não sabe o qual, resolve engolir uma mosca. Assim, inteira, sem mais nem menos. A partir daí as coisas vão degringolando, ela engole um animal atrás do outro e o narrador a todo momento nos pergunta: “O QUE PODE ACONTECER? E SE ELA MORRER”?.


O texto é estruturado em forma acumulativa/repetitivo, o que torna a leitura em voz alta ainda mais prazerosa [tanto para quem lê quanto para quem o escuta].


Passei MUITO tempo atrás desse livro [infelizmente encontra-se esgotado em todas as lojas] e, ano passado, depois de muita procura, a querida @pequenosdevoradoresdelivros encontrou um link dele no Estante Virtual e, assim, consegui comprá-lo.
.
Sou suspeito para falar, pois, já amava o livro antes mesmo de tê-lo em meu acervo, mas, depois que o adquiri posso dizer: amo ainda mais! Acho SENSACIONAL quando um livro com uma premissa tão “simples” é capaz de resultar nas mais diferentes reações. Me lembro que ano passado, quando o compartilhei durante o momento de recreio, uma aluna querida, Aninha, ficou estática, com as mãos sobre o rosto, esperando pra ver se ao final da história a velhinha reagiria ou reviveria, rs.


Ano passado também, durante uma formação que ministrei para professores da educação infantil do município de Fundão [com o tema “Os desafios da formação de leitores na escola”] falei sobre o livro com tanta paixão que as professoras emitiram um coro pedindo para que eu o contasse. Antes, durante e após a leitura o momento foi fantástico! Elas acompanhavam comigo as repetições do texto, riam com o que a velhinha ia engolindo e, a “cereja do bolo”, ao final, quando ela finalmente morre [não vale dizer que é spoiler pois o livro é antigo, vá] a comoção foi geral, risadas soaram e eu não aguentei também. INCRÍVEL!


Este ano já tratei de compartilhá-lo em minha nova escola e, para variar, o momento foi de sucesso absoluto!


“Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca” é unanimidade no quesito leitura compartilhada. Pode ter certeza que, lendo-o, o momento de leitura será MEMORÁVEL!



p.s.: não encontrei nenhum link disponível para compra😢  
EDIT: encontrei para compra no site da editora! CLIQUE AQUI


TINHA UMA VELINHA QUE ENGOLIU UMA MOSCA


Autor: Jeremy Holmes
Número de páginas: 16 páginas
Editora: Amarilys


Nenhum comentário:

Postar um comentário