Resenha: Cara Carlota Cornelius


Sinopse: Sobre o capacho da entrada de sua casa, 'Carlota Cora Cornelius' encontra um envelope endereçado a ela. De quem será a carta misteriosa? Em sua imaginação e com os olhos do desejo, Carlota lê cartas aparentemente improváveis, que a convidam a se libertar das suas quatro paredes e do jugo da mãe. Este é um livro sobre a força dos sonhos e do desejo de liberdade.

 

Se pudesse eu também enviaria uma carta à Carlota. Dizendo que vai ficar tudo bem [...]

 

O PODER da literatura é fantástico, não é mesmo? Como um mesmo livro pode causar reações diferentes em cada pessoa, dependendo de sua trajetória leitora e sensibilidade para com as obras literárias (bem como o percurso leitor que teve/tem ao longo da vida).

 

Mas, por que estou dizendo tudo isso antes, de fato, começar a resenha? Quando resolvi comprar “Cara Carlota Cornelius” estava à procura de “livros com cartas” e, em minhas pesquisas, encontrei a indicação da obra no caderno de indicações literárias da maleta do “Trilhas” (se não conhece: corra porque há um novo curso aberto, o material é muito bom!), uma resenha especializada da A Taba e, também, um comentário na página do livro na Amazon. Um bem diferente do outro (os dois primeiros bem positivos, minha cara e o comentário ultra negativo). Pronto, estava composta a fórmula certa para me deixar completamente inquieto (antes mesmo de ler o livro!) e comprá-lo sem pensar duas vezes.

 

Apaixonei-me de imediato por Carlota. No livro, a conhecemos logo na primeira página, quando encontra uma carta sobre o capacho. Ela não acredita. Arregala os olhos. Fica surpresa. Mas é isso mesmo, a carta está endereçada a ela.

 

Antes mesmo de conseguir abrir o envelope, sua mãe berra zangada, no topo da escada, ordenando que ela saia para fazer as compras e cumprir suas obrigações. Carlota, com o coração aos pulos, pega o envelope e… inicia a magia inteira do livro!

 

A menina começa a divagar com seus botões várias possibilidades para o que poderia estar escrito naquela carta. A cada virar de páginas somos transportados a um mundo fantástico (incrivelmente ilustrado em páginas duplas), guiados pela imaginação de Carlota.

E se quem enviou a carta foi o diretor do circo?

E se quem enviou a carta foi o Xeque Abu Dabhi?

E se quem enviou a carta  foi sua amiga Sylvia?

E se…

 

Quantas possibilidades encontramos quando queremos sair situações desagradáveis, não é mesmo? Quantas vezes em minha vida me vi como Carlota, escapando para dentro de mim e divagando comigo mesmo…

 

O final, confesso, me deixa fascinado toda vez que leio. Assim como Carlota, toda vez me pego sem lenço nem documento – mas com os olhos brilhantes!

 

Se quiser conferir e desvendar o que acontece com Carlota, lá no feed e no IGTV do Instagram, bem como em meu perfil do Facebook, tem a leitura deste livro sensacional!


CARA CARLOTA CORNELIUS


Autor: Mathilde Stein.

Ilustradora: Chuck Groenink.

Número de páginas: 32 páginas.

Editora: WMF Martins Fontes.

Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário