Resenha: Aprendiz da imperfeição

                                                                      

Sinopse: Um jovem convive com um grande pintor na condição de aprendiz de sua arte, mas, diante da humildade e generosidade do mestre, acaba por aprender mais sobre a vida, o tempo, a cumplicidade e o sentido da existência. A perfeição, segundo o mestre, é insuportável.

 

“Enquanto eu continuar na ignorância, não sou ninguém.”

 

Há livros e LIVROS, não é mesmo?!

Peço perdão e que não me levem à mal pela frase anterior, mas, o fato é que hoje, infelizmente, vemos uma imensidão de ‘clubinhos’ de livros e leituras pífios, sem curadoria alguma, com livros de textura, que desconsideram a inteligência dos leitores e tudo mais…

 

E por que resolvi iniciar dizendo isso? Porque é gratificante e RECONFORTANTE quando encontramos livros que nos enriquecem. Que nos inquietam. Que nos fazem refletir e nos TRANSFORMAM ao final da leitura.

 

Este é o caso de “Aprendiz da imperfeição”, editado pela sensacional Pulo do Gato. Quem me conhece um pouquinho muito provavelmente já me ouviu falando sobre a Pulo [olha a intimidade]. O catálogo da editora é deslumbrante, em todos os sentidos! Qualidade estética e literária, livros que não subestimam os leitores e de uma riqueza indescritível.

 

Em “Aprendiz da imperfeição” conhecemos um menino que viaja de muito longe com o desejo de ser aprendiz de um grande artista, porém, quando ele bate à porta do pintor, esse não a abre, recusando-se a aceitar o menino como aprendiz. Mas, depois de muitas tentativas [e recusas por parte do mestre] o menino consegue adentrar no ateliê e ser aceito pelo ancião.

 

Durante a leitura do livro somos levados, como o menino, a acompanhar todo o processo de trabalho do pintor, até o momento em que há uma pausa, uma ausência de uma semana e, quando ocorre o retorno, nos deparamos com o pintor exausto diante de seu maior trabalho: uma tela perfeita.

 

De muito longe vem visitantes querendo obter a obra. Pelos motivos mais diversos. Ganância, vaidade, orgulho ostentação… mas, a cada pedido de compra, o mestre responde:


“Vou pensar a respeito”.

 

O final do livro é de uma sensibilidade ímpar! Somos levados a refletir sobre mil questões, daquelas bem íntimas, que permeiam nosso [sub]consciente e, ao concluir a leitura, quando vem o silêncio, percebemos que, de fato, A VIDA É UM CICLO.

 

As ilustrações são verdadeiras obras de arte e complementam o texto, levando-nos a fazer outras leituras da obra.

 

“As ilustrações remetem o leitor à estética visual e à cultura japonesa. A delicadeza dos gestos e das vestimentas, a beleza dos cenários internos e a marca da passagem das estações complementam a narrativa com poesia, ampliando os sentidos do texto. O desfecho retoma o início da narrativa e ressignifica os papéis de mestre e aprendiz.”


 APRENDIZ DA IMPERFEIÇÃO


Autor: Pieter van Oudheusden.

Ilustradora: Stefanie De Grafe.

Número de páginas: 32 páginas.
Editora: Pulo do Gato 

Compre na Amazon clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário