Resenha: Quatro ladrões

 

O que acontece quando quatro ladrões profissionais dependem de seu sobrinho distraído para executar um plano mirabolante?


A resposta para a questão acima é: um livro divertidíssimo (mais um!) do incrível Guilherme Karsten (eu AMO “A Caçada” e “Carona”).


Havia cinco ladrões. Eles eram os piores ladrões da cidade. Na verdade, havia quatro… e o sobrinho deles, o Osvaldo, um garotinho muito distraído e que passava o dia todo desenhando. 


Na narrativa conhecemos os piores ladrões da cidade. Ladrões profissionais! Daqueles que constam na lista de procurados e tudo o mais. Eles, prestes a executar mais um de seus grandiosos assaltos, contam com o apoio artístico de Osvaldo, o sobrinho.


“Quatro ladrões” é um daqueles livros que diverte e envolve, que capta os leitores desde o momento inicial, pois, assim como os ladrões, que possuem cada um sua responsabilidade (um tem todas as ferramentas, o outro é o mestre dos disfarces, um cuida da segurança e o outro vigia), nós, leitores, ficamos com a melhor das incumbências: acompanhar as estripulias desta trupe!


Li este livro em Praça pública, no distrito de Guaraná, em uma das ações de nosso Espaço de Leitura... como foi delicioso para mim, enquanto mediador, acompanhar as inferências mirabolantes do público tentando prever e imaginar o destino dos quatro ladrões e meio!


Será que esse grupo improvável irá conseguir planejar um grande assalto ao banco? Só esperamos que o Osvaldo não se distraia dessa vez...


Em uma narrativa original e engraçada, Guilherme Karsten nos mostra que, às vezes, as nossas fraquezas podem se mostrar verdadeiros talentos.


- Livro: Quatro ladrões.

- Autor: Guilherme Karsten.

- Editora: HarperKids.


COMPRE O LIVRO AQUI!

Resenha: A matemática do urso

 


Há livros e LIVROS!
Eu, particularmente, sou APAIXONADO por aqueles que nos CLAMAM para serem lidos em voz alta, com participação ativa e muitas gargalhadas.

Este é o caso de “A matemática do urso”, de Blandina Franco e José Carlos Lollo, autores que possuem uma vasta obra cheia de acertos e livros queridos pelos leitores de todas as idades.

Eu Já havia lido com as crianças na escola e no último sábado fiz a leitura dele aqui no Espaço de Leitura... sucesso absoluto! O livr é delicioso e convida à interação. Cheio de rimas, super divertido, vemos passar pela narrativa os números de um a dez, soma, adição, subtração, proporção... só a lógica é que vai passar longe, bem longe.

Uma das coisas mais gostosas de acompanhar é o público fazendo mil inferências, pensando quais animais aparecerão, quais frutas e alimentos serão trocados... e as expressões com o desfecho!

Esta é a história de um urso que vem tranquilo pela floresta segurando uma grande e suculenta melancia para o jantar. Em seu caminho, porém, aparece uma forte e pesada anta e lhe faz uma proposta tentadora: "Quer trocar uma melancia por dois melões?". O urso logo vê que dois é mais do que um, então troca sem medo algum. 

Em seguida, vem um macaco que lhe oferece três cocos no lugar de dois melões. Mais uma vez, o urso troca sem nem pensar nos porquês. E assim, um após o outro, diferentes animais cruzam o caminho do urso propondo transações cada vez mais disparatadas. 

Será que as contas do nosso amigo peludo darão certo? Fará ele um bom negócio?

- Livro: A matemática do urso.
- Escritora: Blandina Franco.
- Ilustrador: José Carlos Lollo.
- Editora: Brinque-Book.

COMPRE O LIVRO AQUI!