Os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita

    
     [...] O que acontece quando um garoto fica entediado, sem ter o que fazer? Estevão resolve se divertir à custa daqueles que tanto haviam lhe ajudado. Porém, em meio a mentiras, risadas e brincadeiras, o garoto acaba tendo um destino inimaginável...

[...]

O garoto do “olha o lobo”
(fábula adaptada por Helder Guastti)

          Estevão era um garoto muito conhecido na aldeia em que vivia. Seus pais morreram num trágico acidente marítimo e ele ficou órfão, fato que causou grande comoção na população local, que se tornou bastante protetora e atenciosa para com Estevão; as pessoas davam-lhe roupas e preparavam refeições para o pequeno órfão.

          Os anos foram passando e o garoto se entediava cada vez mais facilmente. Após a morte de seus pais, Estevão ficou responsável pelo trato e pastoreio das ovelhas de sua pequena fazenda. Em seus dias ele constantemente pensava:

          - Oh céus! Não aguento mais esta fazenda e o barulho dessas malditas ovelhas! Bem que papai e mamãe podiam ter me deixado um barco de herança, aí eu partiria para bem longe daqui!

          Como não tinha nenhuma distração, além de pastorear as ovelhas, Estevão decidiu pregar uma peça na população da aldeia. Ele ia à cerca da fazenda e gritava a plenos pulmões:

          - Olha o lobo! Socorro, ai meu Deus! Olha o looobo!

          O povo entrou em desespero. Muitas pessoas correram até a fazenda... Apenas para encontrar o garoto rolando na grama e chorando de tanto rir.

          A pegadinha se repetiu e deu certo por vários dias. Sempre que ele gritava, o povo corria para a fazenda para socorrê-lo, sempre em vão.

          Até que numa tarde cinzenta, Estevão ouviu um gemido estridente vindo do curral, ele foi até a porta e presenciou uma cena horrível: um enorme lobo cinzento estava devorando suas pobres ovelhinhas!

          O garoto ficou louco! Correu até a cerca e gritou:

          - Olha o lobo! Gente, socorro, olha o lobo!

          O povo, que estava em sua maioria reunido na praça da aldeia jogando dominó, se entreolhou e fingiu que nada ouvia.

          Após devorar todas as ovelhas o grande lobo cinzento avistou sua sobremesa e, avançando graciosa e velozmente, saltou sobre Estevão que, em três mastigadas, encontrou-se com as ovelhas no estômago do lobo.

          Agora ele nunca mais ficaria entediado.



          Moral: os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário