Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros

     [...] Há algum tempo que trabalho em escolas, lidando diretamente com crianças. Nessas "andanças pedagógicas" pude presenciar o desenvolvimento e execução de projetos maravilhosos.

     Como disse previamente, aqui trabalhamos o Projeto Narrativas Literárias e, deste projeto, há uma "vertente" que me encanta de maneira assombrosa! São os "Contos de Assombração".

     Sou completamente fascinado pelo mórbido e o grotesco, sinto uma familiaridade peculiar com histórias que envolvem monstros, entidades, morte e derivados.

     Porém, nos anos em que já vi esse projeto sendo desenvolvido, sinto que ele tem caído na mesmice, sempre sendo trabalhados os mesmos livros, mesmos contos e histórias. Portanto, quando soube que em uma das turmas que trabalho seria desenvolvido esse projeto me empolguei bastante.

     Apesar de não ser o professor regente da classe, me permiti liberar um pouco de minha excentricidade para histórias e contos, foi assim que "descobri" o livro "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros". 


     O livro é impecável! Mistura várias das características que eu amo e sinto serem necessárias para a construção de boas histórias. Personagens cativantes, riqueza em detalhes e reviravoltas surpreendentes. Há personagens por muitos conhecidos, porém, numa nova roupagem, levando aos extremos situações que, hoje, podem ser consideradas banais aos contos de fada. Contos como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, João e Maria foram repaginadas pelo autor Fábio Yabu e são extremamente cativantes para quem lê, conta e ouve os contos. Meus alunos ficaram extasiados. Uma pena que não tivemos a oportunidade de finalizar a leitura de todos os contos do livro, mas, os que lemos juntos foram ricamente absorvidos e assimilados.

     Acho maravilhoso quando alguém se propõe a desconstruir as imagens, há tanto tempo já enraizadas em nossas mentes, de princesas fofinhas e sem sal (muitas provenientes dos filmes multicoloridos e cheios de mel e açúcar da Disney) e apresenta uma versão mais contemporânea e, por que não, às "avessas"?

     Vale ressaltar que nas versões originais de muitos contos clássicos as coisas não eram exatamente um mar de rosas como fomos incitados a crer; em Chapeuzinho Vermelho, na versão original de Charles Perrault, o lobo devora a avó e a menina; no original dos Irmãos Grimm de "A Branca de Neve" a madrasta tem um destino bem apropriado: fazem-na dançar até a morte, no casamento de Branca, calçando sapatos de ferro em brasa. Enfim, são inúmeras versões e várias adaptações...

    Os contos de assombração são uma ótima maneira de se trabalhar com os pequenos questões como medo, aflições, real e imaginário, dentre outras. Não há razão para sentirmos medo daquilo que não é palpável e, a partir do momento que desconstruímos questões como medo de fantasmas, lendas urbanas e afins, nos tornamos pessoas mais "sadias", mais bem resolvidas, sem coisas pequenas nos prendendo e nos deixando de aproveitar o "lado bom" da vida.

    Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros é uma leitura deliciosa, com gosto de sangue, vingança, risadas e uma leve dose de horror.

     Post atualizado em 04/10/16: finalmente consegui trabalhar o livro completo! Este ano me desvinculei [contratualmente] da escola e me dedico apenas à escrita e divulgação dos meus livros e, também, à minhas aulas particulares.

     Passei basicamente um trimestre trabalhando o livro Branca dos Mortos e os Sete Zumbis com um de meus alunos... e o resultado foi MUITO melhor que o esperado!

     Os contos causaram um fascínio no pequeno e juntos desbravamos as florestas macabras que cercavam as histórias. Foi fascinante! O planejamento de minhas aulas de Língua Portuguesa durante o período da leitura do livro foi todo voltado para o trabalho com o mesmo e creio que, assim, conseguimos nos divertir muuuito mais durante a execução das tarefas.

     Para a leitura do conto Samarapunzel faz-se necessária realizar algumas adaptações durante a leitura, pois, há alguns momentos que, a meu ver, não são exatamente... infantis. Mas nada que com uma boa leitura prévia e preparo você não consiga "contornar". Como eu já havia lido o livro antes [umas duas vezes], o reli e realizei algumas modificações a fim de adequar o conto para a leitura com crianças.

     Para adultos e jovens, adolescentes e crianças, indico sem pensar duas vezes a leitura de Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros. O livro é excepcional e, a cada virar de página, você vai se deparando com um ou outro conhecido... e se surpreendendo a cada acontecimento!



Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Fábio Yabu
200 páginas
Editora Globo
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário