Rodas de Leitura On-line para Educadores - Julho '25

 


Ler é fazer morada no mundo 🧡

Nos últimos anos, algo que me possibilitou a ampliação dos meus horizontes, bem como o aperfeiçoamento de meus olhares para minhas práticas de leitura, foi experienciar trocas e partilhas [literárias e afetivas] oportunizadas pelo trabalho de minha querida amiga-inspiração Denise Guilherme e sua Taba <3 @deniseguilherme

Inspirado nas experiências que tive e, também, nas andanças confabulatórias que tenho vivenciado, especialmente com o Espaço de Leitura - Confabulando, é com muito prazer que anuncio:

Nos dias 21 e 22 de julho de 2025, daremos início a primeira edição das Rodas de Leitura On-line voltadas a Educadores e Mediadores de Leitura do Confabulando! Um ciclo gratuito e cuidadosamente pensado para quem acredita na força e potência da leitura compartilhada.

Serão dois encontros realizados via Google Meet. Em cada encontro, mergulharemos em uma obra cuidadosa e afetivamente selecionada, com mediação feita pelo professor Helder Guastti (Educador do Ano pelo Prêmio Educador Nota 10 2024 e Finalista do Global Teacher Prize 2025).

Essas rodas são espaços de troca e escuta entre leitores, compreendendo a leitura enquanto diálogo. A ideia é realizar a leitura integral de um livro, seguida de uma roda apreciativa sobre a obra e a vivência leitora proporcionada por ela. Um convite para que educadores e mediadores vivenciem, como leitores, a experiência que tantas vezes promovem.

As transmissões não serão gravadas, tanto em respeito aos direitos autorais das obras quanto para preservar a natureza intimista e dialógica dos encontros (que acontecem ali, no calor da leitura e da escuta compartilhada).

A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Todos os participantes receberão certificado.

Venha confabular conosco e ampliar muito mais que seu repertório de leituras, mas, de signos e significados que se [re]constroem por meio das inferências e diálogos promovidos pelas boas práticas leitoras!

Confira a programação e inscreva-se!

INSCREVA-SE AQUI!





Resenha: Pedro e Paulo

 

Quais cores e formas seu jardim lhe oferece?


Outro dia confabulava com uma amiga querida o quanto amo utilizar referências de coisas que me são especiais e ternas [obras de arte, músicas, trechos, memórias, fragmentos...] e o quanto acredito que quem somos hoje é um grande reflexo de tudo aquilo que vivenciamos em nossas jornadas, bem como um emaranhado de referências entrelaçadas que habitam nosso interior afetivo.


Encontrar livros que exploram memórias pessoais e referências artísticas, inclusive, fotografias icônicas como ponto de partida é algo belíssimos, pois, nos deparamos com aquilo que os artistas trazem dentro de si, vivências de infância, paixões acolhidas, expressões apaixonadas... em “Pedro e Paulo”, Fábio Severino propõe diálogos deslumbrantes com sua obra e referências de suas vivências artísticas.


Quais músicas e instantes tens eternizado?


Pedro cultiva flores de todas as cores e formatos. Para ele, seu jardim é o mais lindo do mundo. Ele ama profundamente a natureza.


Paulo, seu vizinho, eterniza as flores cultivadas por Pedro nos quadros que pinta e coleciona. Ele ama intensamente a Arte.


A vida transcorre em harmonia, até que esse magnífico lugar começa a atrair visitantes curiosos, turistas, artistas e pesquisadores que vão transformar para sempre o modo de vida da pacata região e o destino de seus primeiros habitantes.


“Pedro e Paulo” é uma verdadeira obra de arte, onde as cores transcendem os limites das páginas, nos inundam e transbordam em questionamentos: onde mora o silêncio? Onde as flores sussurram? Que silêncios moram numa tela em branco? O QUE VOCÊ TEM CULTIVADO NO MUNDO?


*Na terça-feira, 22 de julho, teremos Roda de Leitura On-line desta obra, ao vivo pelo Meet; confira o link na bio!


- Livro: Pedro e Paulo.

- Autor: Fábio Severino.

- Editora: JOAQUINA.

Resenha: Doze profissões para o futuro que começou ontem

 

O mundo está mudando.

Você é capaz de imaginar quais são as profissões do futuro que começou ontem?

Há vagas para todas as crianças!


Atualmente muito tem se falado sobre estarmos “formando crianças para profissões que ainda nem existem”, mas, eu gosto de refletir e pensar que, primeiramente, não as formamos, elas JÁ SÃO. Nós, enquanto educadores, apenas podemos contribuir oportunizando as melhores experiências e vivências para que elas aprimorem, potencializem e aperfeiçoem um olhar que seja, simultaneamente, crítico-reflexivo e afetivo.

 

Vejo, diariamente, o quanto nós, enquanto adultos, falhamos, cerceando a poesia das infâncias, o olhar livre e toda sabedoria que é tão típica do universo infantil...

 

Em “Doze profissões para o futuro que começou ontem”, Anderson Novello nos convida a olhar para dentro para podermos [re]enxergar o que está à nossa volta, trazendo, com uma sensibilidade incrível, reflexões que vão desde o espírito brincante, passando pelas [des]importâncias e em que depositamos nossas energias e tempo.

 

“Estamos contratando. Há vagas para:

 > Doadores de tempo (com habilitação em criação de brincadeiras).

> Pacificadores (desejável experiência em acalmar desassossegos).”

 

Impossível sair ileso e, mais ainda, não se pegar sorrindo e refletindo consigo mesmo como tens vivido sua vida, o que tem se permitido e, principalmente, será que tens enxergado as sutilezas poéticas que te rodeiam?

*as ilustrações são um SHOW à parte, com INÚMERAS referências que vão desde o Universo Literário à Cultura POP!

 

- Livro: Doze profissões para o futuro que começou ontem.

- Escritor: Anderson Novello.

- Ilustrador: Daniel Cabral.

- Editora: Ciranda na Escola.

Compre o livro aqui!

Confabulando com André Neves 🖤 18/06/25


André Neves rega com cuidado imagens e palavras para revelar a beleza delicada das emoções que deveriam florescer em todas as relações afetivas.

Seus textos têm caráter sensível e poético, com imagens particulares e criativas, para provocar uma explosão de cores na imaginação, no coração e na vida de todos os leitores.

Seus livros promovem um vendaval de imaginação que embaralham a fantasia. Nesse tempo atribulado com tantas coisas, o sonho pode deixar a vida mais doce.

André neves é assim, cheio de faces, cores e sabores. E nos torna doces, como mel na boca e riso de criança. Sua imaginação é como água. Que escorre pelos recôncavos de nossas almas, inunda os corações e nos transborda em estado de poesia.

🖤 https://www.instagram.com/neves.ilustra/