Resenha: Cidade dos Etéreos ♥

     

Sinopse: Cidade dos etéreos dá sequência ao celebrado O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.

Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época - tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

     Começando exatamente de onde fomos deixados no final de O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, Cidade dos Etéreos já inicia de maneira frenética e desenfreada, fazendo com que nós, leitores, nos sintamos desnorteados e sem rumo. Tal qual nossos queridos personagens.


     Após se dividirem em barcos a fim de rumarem para fora da ilha, Jacob e as crianças peculiares [partem para uma aventura cheia de azaração... rs. Clima de Sessão da Tarde] saem à procura de salvação.


     Vale ressaltar, antes de continuar a resenha, que o primeiro livro, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, foi publicado pela editora Leya. Porém, atualmente, os direitos de publicação são da Editora Intrínseca, responsável por lançar o segundo e o terceiro volume.


     A editora Leya fez um trabalho maravilhoso com o primeiro livro. Capaz de encantar qualquer um só de olhar para a capa.


      Mas, a Editora Intrínseca, aqui entre nós, deu ao livro o acabamento que ele merecia! Feito em capa dura e com uma "película" contendo a capa, o livro ficou sensacional! A mistura de texto envolvente e fotografias antigas, associados ao excelente trabalho editorial da Intrínseca, valorizou ainda mais a obra, fazendo dessa uma experiência única! Um misto de mistério e magia arrebata o leitor desde as frases iniciais e o acompanha durante todo o desenrolar da história. Fascinante!


     Continuando... Sentindo-se perseguidos e atormentados [com toda razão!], Jacob e os peculiares partem à procura de um local seguro. Sem poderem contar com a sabedoria e perspicácia de Srta. Peregrine [que, desde o primeiro volume, encontra-se presa à sua forma de pássaro], cabe a Emma e Jacob tomarem as rédeas da situação e prostrarem-se como "líderes" do grupo. Basicamente todas as principais decisões são tomadas pelo casal que, entre uma discrepância e outra, acaba se saindo muito bem.


     Os perigos rondam o grupo, pois, além de se encontrarem num cenário cheio de bombas e explosões e toda a sorte de perigos humanos, eles ainda precisam fugir dos temíveis etéreos, que estavam em sem encalço.


     Tendo o prazo mínimo de chegar à Londres em três dias [para conseguirem salvar a Srta. Peregrine, que corre o risco de ficar presa na forma de ave eternamente], Jacob e o grupo de peculiares vivenciam as situações mais improváveis possíveis! E, neste "meio tempo", quem ganha somos nós, os leitores. Novos personagens são apresentados magistralmente a cada virar de páginas. De um grupo de ciganos à animais falantes, somos envolvidos e mergulhados numa história rica e envolvente que te faz viajar utopicamente. Acompanhando os desdobramentos e percalços passados pelos jovens peculiares, é impossível não se comover com o companheirismo existente entre eles. 


      Cidade dos Etéreos é uma experiência deslumbrante. A cada virar de páginas uma reviravolta acontece. A cada explosão de bomba as mãos suam e você se pergunta: será que essa história terá um final feliz?


     Entre perdas e danos, lágrimas e risadas, Cidade dos Etéreos não só conseguiu manter o nível de seu predecessor, como fez aguçar ainda mais o desejo e a ansiedade para o terceiro volume da série. Ransom Riggs tem o dom de prender o leitor e fazê-lo almejar uma "vaga" no grupo de peculiares.

"Um novo mistério reside na essência do mistério da natureza." [pág. 175]

Cidade dos Etéreos


Volume II da série "O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares"
Autor: Ransom Riggs
Número de páginas: 384 páginas
Capa dura
Editora: Intrínseca
Compre na Amazon clicando aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário