Resenha: Coleção Itaú Criança ♥


O envelope é uma coisinha maravilhosa ♥

     Quem me conhece sabe que sou apaixonado por livros. De todos os tipos. De todos os formatos. De todos os tamanhos. De todos os gêneros. Mas, na imensidão da diversidade de livros que existem no universo os meus favoritos são, sem dúvidas, os livros infantis!

     
     As diversas possibilidades que os livros infantis proporcionam me fascinam. Completamente. Eu sinto um prazer inenarrável quando leio um livro infantil. Seja sozinho ou lendo em voz alta para as crianças, a literatura infantil é algo que me dá um 'gás' a mais. Faz de mim uma pessoa melhor.


     E, falarei a verdade: existe prazer maior neste mundo do que receber livros em sua casa? ABSOLUTAMENTE NÃO! Minha Coleção Itaú Criança chegou hoje e, não resisti, precisei vir aqui falar sobre ela.


     Os dois livros que compõem o ciclo deste ano são Selou e Maya e Poeminhas da Terra.

Selou e Maya

Sinopse: Duas crianças vizinhas, duas formas de fantasiar a realidade, de dar novas cores e formas ao cotidiano por meio de brincadeiras.  Partindo das mesmas atividades diárias – acordar, comer, brincar, tomar banho e escutar histórias –, as duas meninas inventam universos bem distintos, demonstrando que a imaginação, além de pessoal, não tem limites para se desenvolver.
    
     Devo confessar que este me 'pegou'! Desde o primeiro toque na capa [que é "dupla"] até o término da leitura: é de uma fofura sem fim! 


     Nele acompanhamos um dia na vida de duas crianças distintas. Tão diferentes, mas, ao mesmo tempo tão parecidas. Carregadas de imaginação e criatividade, as duas exploram mundos e universos fantásticos, criando realidades paralelas e futuras mas, ao mesmo tempo, mantendo-se fiéis às suas origens. Lindo!


     As ilustrações são uma magia à parte. Encantadoras espetaculares, elas te deixarão admirando por minutos a fio...
Alguém se enfiou em meus pés durante a leitura...


Poeminhas da Terra
Sinopse: Hora de comer, hora de brincar, hora de colher, hora de pescar, hora de festejar, hora de contemplar, hora de compartilhar são alguns dos temas explorados nestes singelos poemas sobre o cotidiano da vida na aldeia daqueles que são os primeiros habitantes do Brasil. O pulo do gato: os versos curtos, a repetição de sons, o ritmo cadenciado pela repetição de vogais e uso de rimas simples convidam à exploração da linguagem durante a leitura oral. A predominância de palavras de origem tupi-guarani, associadas às poéticas ilustrações em nanquim e aquarela evocam uma profunda harmonia entre os seres e a natureza, fazendo com que Poeminhas da terra proporcione a aproximação do leitor com a cultura dos povos indígenas, tão bem representada pelo respeitoso olhar das autoras.
  
     Poeminhas das Terra é daqueles onde "menos é mais". 


     Seu formato não é disposto em paisagem [como de costume], mas em retrato. Portanto você o lê "de pé". Com ilustrações fortes e que remetem à cultura indígena e um texto carregado de palavras de origem tupi-guarani, este é um livro que brinca com os sons e ritmos.


      Um livro pequeno, porém, que consegue deixar a sua [forte] marca de encantamento.


     Este projeto do Itaú é sensacional. Poderia passar horas destacando a qualidade do material e tudo o mais... Mas, acredito que a melhor "prova" é pedir sua coleção e se deleitar durante a leitura [clique na imagem acima para pedir sua coleção].


     Chame as crianças, faça uma roda de leitura, deitem debaixo de uma árvore, fiquem descalços, sintam o vento no rosto... Leia para uma criança. Isso muda o mundo.





    




Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei a postagem =D Também amo livros infantis <3 E recebi minha coleção esses dias :) Ainda não tive a oportunidade de ler para meus sobrinhos, mas irei. Eles adoram :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir