Resenha: Felpo Filva ♥


Sinopse: Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita.



          Gente, o que dizer de um livro escrito e ilustrado pela rainha Eva Furnari? Será difícil seguir nas próximas linhas sem me derreter de elogios e amores. Sou fascinado por Eva! Acho o trabalho dela fantástico e, creio que posso afirmar, juntamente a Maurice Sendak, ela é uma de minhas grandes influências literárias, no que cerne à criação de histórias infantis.


          Em Felpo Filva somos apresentados a um personagem maravilhoso, introspectivo, introvertido e sisudo. Furnari consegue abordar de maneira espetacular a questão do “ser diferente”.


Felpo é um coelho escritor que, apesar de já ter alcançado a fama, vive sozinho, saindo de casa pouquíssimas vezes e passa seus dias “remoendo” as mágoas vividas na infância.


Felpo sofre de orelhite, possui uma orelha menor que a outra e, por conta disso, era ridicularizado e perseguido pelos colegas de escola, levando apelidos depreciativos e ouvindo injúrias por conta de sua particularidade. Ele chegou até a usar um engenhoca chamada Sticorelia Rabite Perfection para tentar pôr sua orelhinha no lugar, mas, isso não funcionou muito bem…


Por ser um escritor famoso e ter suas obras publicadas, Felpo recebia muitas cartas de fãs, porém, não lia nenhuma. Até que um dia ele se depara com um envelope diferente, meio estranho roxo e aí, a história de sua vida começa a mudar e é este o ponto principal da trama de Felpo Filva.


Impecavelmente escrito por Eva Furnari, a trama vai se desenrolando a partir da intensa troca de correspondências entre Felpo e Charlô que, mesmo sendo fã de carteirinha do coelho escritor, considera suas obras um pouco pessimistas e decide enviar suas sugestões de melhorias.


Inicialmente Felpo fica indignado com a audácia daquela fã que ousa querer mudar seu trabalho, mas, no decorrer das correspondências, aquilo que começou como amargura (e poderia tornar-se uma relação apenas baseada em críticas) vai se desenvolvendo em interesse, recheado de afeto e admiração. Aos poucos Charlô, a fã, vai fazendo com que seu escritor predileto, Felpo, vá tomando consciência de sua personalidade pessimista e, aos poucos, repense sua vida, causando, assim, uma grande transformação.


A obra Felpo Filva é IMPECÁVEL! Não tenho um adjetivo melhor. Eva escreve de maneira encantadora, e, além disso, a história do coelho escritor vai se desdobrando em meio a uma diversidade de gêneros textuais. Poema, conto de fada, fábula, receita, biografia, manual, cartão postal, lista, bula, canção… Tudo vai se encaixando perfeitamente, como num quebra-cabeça afetivo, onde Felpo e Charlô são as peças principais.



Pouco a pouco, sem perceber, a vida de Felpo e Charlô passa a caminhar no mesmo caminho e, assim, enfrentando as diferenças, superando os próprios medos e receios, Felpo se transforma, nos proporcionando, então, uma belíssima história de superação.


Felpo Filva

Autora: Eva Furnari 
Número de páginas: 56 páginas
Editora: Moderna
Compre na Amazon clicando aqui

3 comentários:

  1. Sou simplesmente APAIXONADA pelo Felpo! E já fiz dezenas de alunos se apaixonarem por ele também!

    ResponderExcluir
  2. vc não colocou data de lançamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Em minhas resenhas não costumo colocar a data de lançamento dos livros, rs.
      À guisa de curiosidade: "Felpo Filva" foi lançado em 2007 e se tornou um verdadeiro clássico instantâneo da Eva Furnari.

      Muito obrigado por comentar!

      Abraços.

      Excluir