Dicas de livros - Dia da Consciência Negra



          Segunda-feira, dia 20 de novembro, é "comemorado" o Dia da Consciência Negra.


          Todos os anos, com a proximidade da data, vemos vários professores compartilhando projetos e trabalhos desenvolvidos com o livro Menina bonita do laço de fita. Não tenho absolutamente NADA contra este livro [pelo contrário, tenho um carinho muito grande por ele, pois, me faz lembrar de minha sobrinha Ester], porém, de uns anos pra cá, notei a “superficialidade” com que os professores “comemoram” essa data em suas salas de aula.


          É usual vermos, nesta época, fotos de professores com turbantes e lindas bonequinhas pretinhas confeccionadas pelos alunos como resultado do projeto do Dia da Consciência Negra. Mas… será que é tão difícil buscarmos algo para além do habitual?


          Quem me conhece sabe que não sou muito fã de datas comemorativas, devido a maneira com que elas são abordadas em nosso sistema educacional. Mas, o Dia da Consciência Negra, a meu ver, é extremamente importante, porém, parto da premissa de que, PARA MIM, TODO DIA É DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Tendo em vista o histórico de opressão com que nossa República foi criada, devia-se valorizar muito mais aqueles que, literalmente, deram seu sangue para a construção de nosso país.


          Enfim… hoje uma querida amiga me pediu indicações de livros para serem lidos e contados e mediados e apresentados às crianças e eu imediatamente corri até o pequeno acervo de meu Espaço de Leitura para ofertar algumas opções diferenciadas para ela compartilhar com as crianças.


          Os livros apresentados abaixo foram selecionados levando em consideração alguns critérios [critérios que uso durante a seleção e compra dos livros para compor o acervo do Espaço de Leitura]: qualidade literária + projeto gráfico + olhar sensível + capacidade de gerar debates e discussões.


          Espero que vocês curtam as indicações e sintam o desejo de adquirir os livros abaixo. São todos fantásticos e extremamente sensíveis e tenho a certeza de que irão gerar boas conversas pós-leitura!


Letras de carvão 


Autora: Irene Vasco
Número de páginas: 36 páginas
Editora Pulo do Gato
Compre na Amazon clicando aqui

 Este livro é tão lindo! Ele arrebata o leitor já com sua primeira frase:

“Gosto tanto de ver você escrevendo seus contos, meu filho.”


          Lembro-me que quando ele chegou aqui em casa mamãe chorou ao ler. Letras de carvão trata-se de uma história sensível. Uma história de amor.


          Amor pelo conhecimento. Amor pelas palavras. Amor por compartilhar histórias.

Sinopse: Na pequena cidade de Palenque quase ninguém sabia ler. Com o propósito de ajudar a irmã a decifrar as cartas que recebia, e contando com a ajuda do dono da mercearia, a menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significam, e não demora muito para que um mundo novo de possibilidades se abra para ela e para todos os habitantes de seu povoado. Essa é a história que a mãe conta ao filho ao se lembrar da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.
Release da Editora Pulo do Gato: Ao contar uma história dentro de outra história, esta tocante narrativa conta também como os habitantes dos pequenos povoados e das comunidades quilombolas puderam se transformar em leitores sem que para isso tivessem de perder o vínculo com suas tradições mais genuínas.



          Letras de carvão foi baseado nos relatos de mães comunitárias durante oficinas de leitura ministradas pela autor Irene Vasco.



Esperando a chuva



Autora: Véronique Vernette
Número de páginas: 36 páginas
Editora Pulo do Gato
Compre na Amazon clicando aqui

         
          Em Esperando a chuva conhecemos uma menina que vive em um povoado onde não chove há muitos meses. Sua casa, seu quintal e todas as ruas do povoado estão completamente secos e empoeirados. E, naquele dia, a menina resolve esperar a chuva. Essa é a premissa do livro.


          Enquanto o dia vai passando acompanhamos os acontecimentos que cerceiam o ambiente social o qual a menina está inserida. Da porta de sua casa ela vai acompanhando tudo que se passa à sua volta: o caminhão com a lenha, o costureiro ambulante fazendo barulho com sua enorme tesoura, o garoto do barril com a água para as pessoas… O tempo vai passando, o céu vai escurecendo e o vento, cada vez mais forte, faz papel de trombeta e anuncia: a chuva está chegando!


          Esperando a chuva é uma narrativa simples e envolvente. Com ilustrações riquíssimas que enchem os olhos, nos aproxima um pouco mais da cultura e realidade de muitos povos africanos.

Sinopse: O livro explora uma temática universal – a necessidade de o homem adaptar-se às adversidades da natureza. Novas perspectivas e proporções são exploradas nas ilustrações e na disposição do texto, estimulando diferentes formas de olhar e relacionar imagem e texto no espaço da página. O texto curto, em primeira pessoa, provoca a identificação com os pequenos leitores que estão começando a ler os fenômenos da natureza por meio da observação e da convivência com sua comunidade.

         *Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2015
* Seleção Destaques 2014, Revista Emília



Os sete novelos – Um conto de Kwanzaa


Autora: Angela Shelf Medearis
Número de páginas: 40 páginas
Editora Cosac Naify
Compre na Amazon clicando aqui

          Em Os sete novelos – Um conto de Kwanzaa conhecemos um senhor pai que, após a morte de sua esposa, tornou-se pai e mãe de seus filhos. Eram sete irmãos muito bonitos, com pele tão lisa e escura quanto o ébano mais legítimo. Porém, o velho papai vivia decepcionado e entristecido com seus filhos: os garotos, diariamente, do nascer do sol até o fim da noite, viviam discutindo e digladiando-se entre si.


Com a morte do pai, os sete irmãos foram convocados pelo chefe da aldeia que havia ficado incumbido de repassar para os sete filhos a herança deixada pelo pai. Cada um dos irmãos recebeu um novelo de uma cor diferente e, juntos, eles deveriam aprender a fazer ouro com os novelos de fios de seda ante de poderem usufruir de todas as posses e propriedades deixadas pelo pai [que seriam divididas igualmente após os irmãos conseguirem realizar o desejo do pai].


O livro é muito gostoso de ler e o leitor consegue se relacionar e identificar com a história IMEDIATAMENTE, pois, ela trata de valores universais que fazem parte da vida de todos os seres humanos.


Kwanzaa significa 'primeiros frutos' na língua suaíli. Os sete princípios básicos para essa celebração são: unidade, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, cooperação econômica, motivo, criatividade e fé. O livro nos apresenta esses valores de maneira primorosa, tornando a história dos sete irmãos uma verdadeira fábula. Uma história


Sinopse: Neste livro, que já vendeu mais de 13 mil exemplares no Brasil, a autora resgata a tradição do feriado de Kwanzaa, comemorado por afro-descentes das Américas, e cria um conto sobre como os membros de uma família podem unir-se em benefício de toda a comunidade. Sete irmãos da tribo Axânti, que não conseguiam se entender nunca, recebem um testamento curioso do pai: até o pôr do sol daquele dia, os irmãos teriam de aprender a fazer ouro com sete novelos de fios coloridos. Diante da impossibilidade individual de fazer uma peça com apenas um novelo, os irmãos finalmente se unem e fazem um tecido multicolorido, o mais bonito já visto em sua terra.



Obax


Autor: André Neves
Número de páginas: 36 páginas
Editora Brinque-Book
Compre na Amazon clicando aqui
         

Obax já é um clássico! Creio que toda escola [ao menos das redes públicas] o têm em seus acervos.


Obax é uma pequena menina que adorava contar histórias, mas, ninguém acreditava nelas! Ela vivenciou e experienciou diversas aventuras fantásticas só que ninguém se importava.


Ela tinha poucos amigos e vivia muito solitária. Inventar aquelas histórias fantasiosas devia ser sua melhor brincadeira. Um dia Obax, muito triste, correu pelas savanas e jurou nunca mais contar suas aventuras… Até que, inesperadamente, ela tropeça numa pequena pedra em forma de elefante e, a partir daí, a magia se desenrola nas páginas.


André Neves é um exímio contador de histórias. Seus textos e ilustrações são simplesmente FASCINANTES. Ele é um de meus ídolos e um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira.


Obax é um daqueles livros ESSENCIAIS para qualquer acervo literário que se preze.


      *No link ao lado você encontra um Projeto Literário disponibilizado no site da editora para se trabalhar com o livro Obax: clique aqui para acessar


Sinopse: Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.



Olhe para mim


Autor: Ed Franck
Número de páginas: 44 páginas
Editora Pulo do Gato
Compre na Amazon clicando aqui
         

          O livro Olhe para mim é ARTE pura. Literalmente! Nele acompanhamos a trajetória do menino Kitoko que foi adotado. Sua mãe trabalha no museu, restaurando a pintura dos quadros que o tempo desgastou. Ela está grávida e Kitoko não consegue deixar de pensar se algo mudará depois que sua irmãzinha nascer: será que mamãe vai me amar tanto como me ama agora?


          As ilustrações do livro são DIVINAS e foram inspiradas no trabalho de diversos artistas consagrados, como Monet, Picasso, Miré, Renoir, Dalí, Matisse, entre outros.


          Olhe para mim nos transporta à uma viagem atemporal, fazendo-nos passear pelo mundo da arte, tendo como fio condutor o olhar de uma criança que está se [re]descobrindo, à procura de sua identidade.


          Sensível e belo. Olhe para mim é um livro que possui “a cara” da editora que o publicou. Como todo acervo da Editora Pulo do Gato o primor estético do trabalho de design gráfico e a qualidade literária desta obra são surpreendentes!


Sinopse: Kitoko foi adotado. Sua nova mãe está grávida e ele se pergunta se continuará a ser amado depois que sua irmãzinha nascer. Enquanto espera pela mãe, Kitoko adormece e sonha com a África, continente onde nasceu. Em sonhos, reencontra a irmã biológica, e relembra tudo o que aconteceu com sua primeira família... Agora o futuro o espera, terá uma nova irmã a quem irá amar e construir uma nova história.


*Escolhido pelo júri de crianças e jovens KJV – Bélgica 2014
* 30 melhores livros infantis do ano, Revista Crescer – 2015



Flávia e o bolo de chocolate


Autora: Míriam Leitão
Capa dura
Número de páginas: 36 páginas
Editora Rocco Pequenos Leitores
Compre na Amazon clicando aqui
         

          Flávia e o bolo de chocolate, com o perdão do trocadilho, é uma delícia literária! O livro é tão sutil ao abordar temas como adoção e questões raciais que, a meu ver, se torna muito útil no trabalho com os pequenos.


          No livro conhecemos Rita, uma mulher muito boa, que andava meio triste. E ficava cada dia mais triste. Ela queria ter um filho, mas não conseguia. Então, um dia, depois de muito pensar, ela encontrou a solução adotaria uma criança!


          Rita procurou e procurou até que encontrou Flávia. Depois de levar o bebê para casa, Rita orgulhosamente mostrava-a cheia de orgulho para suas amigas. Ela, enfim, tinha realizado seu tão querido sonho!


          Como sempre, uma vizinha amarga vira para Rita e diz: “ela não é sua filha! Vocês são muito diferentes!”.


          O livro se desenvolve desta maneira. Bem leve e descontraído ele vai, página a página, nos mostrando o desenvolvimento e crescimento de Flávia.


          Um dia Flávia acorda meio chateada, pois, depois d eolhar tudo a seu redor e fazer comparações, percebeu que no mundo haviam coisas que eram superparecidas umas as outras e outras bem diferentes. E ela achava que não era muito parecida com a mãe.


          Aquele pensamento foi crescendo, crescendo em sua cabeça. Até que ela começou a chorar. A partir daí, vemos um diálogo completamente sensível entre Rita e Flávia e, a cada virar de páginas, nos encantamos mais e mais por essa relação.


          Ao final do livro a menina entende que não há problema em ser diferente. Pelo contrário: se tem uma coisa que nos torna iguais são nossas diferenças!


Sinopse: Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom – tão diferente da pele branquinha da mãe –, a premiada jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. 



Menina bonita do laço de fita

Faltou uma fotinha personalizada para este livro, pois, ele se encontra ensacado a fim de ficar protegido dos resíduos da reforma que estamos realizando aqui em nosso Espaço de Leitura.

Autora: Ana Maria Machado
Número de páginas: 24 páginas
Editora Ática
Compre na Amazon clicando aqui


          Com certeza este é um dos livros mais lidos em todas as escolas no mês de novembro!


          Menina bonita do laço de fita é um verdadeiro clássico. É IMPOSSÍVEL, repito, IMPOSSÍVEL, alguma criança não ter tido contato com esta obra em alguma etapa de sua vida escolar


          No livro conhecemos um coelho branquinho que fica DESLUMBRADO com uma menina pretinha. Ele fica tão admirado e fascinado que deseja a todo custo ter uma filha pretinha como ela. mas, antes de conseguir realizar seu desejo, ele precisa descobrir qual o segredo para se ter uma cor como a daquela linda menina. E é a partir daí que a história se desenrola. O coelho realiza várias peripécias a fim de tentar alcançar sua tão almejada cor até que, no final das contas, ele consegue encontrar uma maneira de realizar seu sonho ele encontra uma coelhinha bem pretinha e tem filhotes de todas as cores possíveis!


          Como explicitado na resenha da A Taba disponível logo abaixo: Menina bonita do laço de fita é um livro ESSENCIAL. Daqueles para ler, reler e contar em voz alta.


Sinopse: Uma linda menina de fita no cabelo desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.


Resenha Especializada - A Taba [retirada do site da Amazon]: Palmas para Ana Maria Machado! Com extrema graça e delicadeza, a autora nos apresenta uma menininha negra “linda linda”, com olhos de azeitona e cabelos de noite. Essa fada do luar encanta os leitores e também o coelho branco que não se cansa de perguntar qual o segredo para ela ser tão pretinha. Entre as respostas engraçadas da menina, o coelho finalmente entende que a cor vem da genética: a mãe, a avó e, assim, vai seguindo a genealogia até perder de vista os parentes... Então, o coelho trata logo de arrumar uma coelha pretinha para poder procriar e ter muitos filhotes de muitas e diferentes cores: branco bem branco, branco meio cinza, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma bem pretinha, que será afilhada da menina. Um encanto de livro que aproveita a tradição oral, numa fala coloquial e familiar que pode ser facilmente absorvida pelas crianças que, mesmo não alfabetizadas, se divertirão ouvindo essa homenagem à beleza negra. Livro essencial à formação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário