Experiência de leitura: Deu zebra no A B C


Sinopse: Esse divertido “abichodário” traz uma sequência de animais que interage das maneiras mais inusitadas. A lista passa pelas 26 letras do alfabeto e animais de diferentes espécies e tamanho: do camelo que come a couve do dromedário, ao ornitorrinco que fica de olho nos ovos da pata, até chegar ao urso que urra assustando a vaca... Após a última letra, os animais que ficaram de fora do livro protestam com o autor, o que provoca um desfecho inesperado e o convite a uma nova leitura.

🐴🐮🐴

          Recebi o livro Deu zebra no A B C há um tempinho, mas, queria realizar uma resenha diferenciada para ele.


          O recebimento do livro já foi um pouco diferente: o recebi um dia antes de iniciar os trabalhos pedagógicos com meu aluno José Leone que está em período inicial de alfabetização. O livro não poderia ter chegado em momento mais oportuno!


          Trabalhei-o com José, realizando escrita de listas e debatendo sobre os animais que eram conhecidos por ele ou não.


          O livro Deu zebra no A B C apesar de possuir uma proposta “simples” [para cada letra do alfabeto há um animal que vai se ligando ao próximo de alguma maneira divertida] é muito rico em possibilidades de intervenção e trabalho pedagógico. Especialmente se considerarmos as crianças que estão em fase de apropriação do universo da escrita.


          Uma prática bem comum e constante nos trabalhos para com os alunos em fase de alfabetização é a escrita de listas e, com este livro, pode-se desenvolver grandes feitos, pois, além dos animais que representam cada uma das letras do alfabeto, ao final do livro o autor ainda nomeia mais alguns animais, ampliando, assim, o repertório das crianças.


          Além de ter trabalhado Deu zebra no A B C com meu aluno José Leone, muitas crianças aqui do Espaço de Leitura tiveram contato com o livro, pois, assim que ele chegou deixei-o em destaque na estante. As crianças manusearam o livro e, cada uma delas, ia debatendo, nomeando e identificando quais animais conheciam ou não. Foi maravilhoso!



          Deixo abaixo o relato de Tia Rogéria que, assim como eu, também trabalho com o livro, utilizando-o para agregar valor e enriquecer seu planejamento durante o desenvolvimento de um projeto com sua turma do Grupo IV:


          "No decorrer do segundo semestre, o Grupo IV da CMEB José Mambrini, localizada no Bairro Mambrini, em Jacupemba, município de Aracruz, ES, decidiu desenvolver o Projeto “Conhecendo os animais”.


Inicialmente, nas rodas de conversa, socializávamos com as crianças os animais domésticos que cada um conhecia e que conviviam. Como nossa escola é rural, vários animais fizeram parte de nossa lista e as crianças já foram citando animais selvagens, aéreos e aquáticos. Com o prosseguimento do projeto, envolvendo pesquisa com familiares, gravuras de animais de todos os tipos e, como tivemos boa parceria da família com os recortes de figuras de animais, decidimos fazer um alfabeto com os animais. Foi grande a expectativa das crianças ao selecionar as letras do alfabeto com as figuras que tinham em mãos e quais faltavam...


          Selecionamos alguns livros que retratavam a vida dos animais e, entre eles estava o Deu zebra no ABC escrito por Fernando Vilela, publicado pela Editora Pulo do Gato e emprestado do Espaço de Leitura Confabulando, fundado pelo escritor Helder Guastti. As crianças ficaram maravilhadas, envolvidas, aguardando cada animal que ia surgir entre as páginas e cada graça que cada um fazia com o próximo animal citado pelo autor... Falaram que não existia animal com a letra Q e, ao ver o quati na imagem do livro e algumas imagens mostradas no LIED da escola, puderam visualizar melhor esse animalzinho. Eu falei para elas que nunca tinha ouvido falar do wombat, nem do yorkshire e só pude descobrir por meio desse livro. Quando terminamos a leitura, fizemos uma lista dos animais que o autor mostrou e uma lista dos que ele não citou no livro. Foi uma experiência muito gratificante! Nosso alfabeto dos animais ficou lindo! Basicamente, todo inspirado no livro “Deu zebra no ABC"!"



*Livro recebido em parceria com a Editora Pulo do Gato


Deu zebra no A B C

Autor: Fernando Vilela
Número de páginas: 40 páginas
Editora: Pulo do Gato 
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário