Resenha: Adivinha quanto eu te amo


Sinopse: Um coelhinho se esforça para mostrar o amor que ele sente pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor. Esta é uma edição comemorativa dos vinte anos de lançamento do clássico Guess How Much I Love You, que em português recebeu o título Adivinha quanto eu te amo, sucesso entre crianças e adultos do mundo todo.


🐰🐇🐰


     Há alguns livros que possuem o status de clássicos. Seja por sua importância na literatura, pela sua fama, por sua qualidade... Enfim, são diversos os motivos que podem estabelecer um livro como um clássico literário, mas, nós não estamos aqui para esmiuçar esses fatores.


     O livro que trago hoje, no meu ponto de vista, é um verdadeiro clássico da literatura infantil: Adivinha quanto eu te amo. É praticamente impossível alguém que não o conheça. Em muitas escolas, especialmente as de Educação Infantil, há este livro nos acervos. E, também, ele fez parte de uma campanha da Coleção Itaú de livros infantis.


     Em Adivinha quanto eu te amo encontramos o Coelhinho e o Coelho Pai, bem na hora de ir para cama. Antes de se deitar para dormir, o Coelhinho resolve se agarrar firmemente nas longas orelhas do Coelho Pai [para ter certeza de que este realmente estava ouvindo] e começa uma série de "declarações de amor", tentando dimensionar o quanto ama seu pai utilizando seus membros e partes do corpo para tentar "medir" o tamanho de seu amor pelo pai.


     O livro é de uma fofura e sensibilidade que aquecem o coração! A cada virar de páginas o Coelhinho vai dizendo o quanto ama o Coelho Pai [esticando os braços o máximo que podia, virando de ponta-cabeça...] e o pai, a cada declaração, vai expondo para o pequeno filho o quanto também o ama, utilizando as "medidas" prévias que o Coelhinho dá e aumentando-as um pouco mais.


     Este livro nos remete a uma memória afetiva muito especial, pois, me recordo muito da infância de minha sobrinha Ester. E, decidi escrever sobre ele, pois, nesta semana o compartilhei com meu aluno José Leone. Pusemos nossas orelhinhas de coelho, sentamos na varanda em meio às plantas e nos preparamos para ler. Brincamos que nós dois éramos os personagens dos livros, porque, assim como eles, nós dois também nos amamos e somos um pequeno e outro grande. Foi um momento muito fofo, que serviu para estreitar nossos laços afetivos que, a cada dia, vêm se fortalecendo.


     Sou meio bobo, mas, ainda me admiro como e quanto um livro, já tão "antigo" pode surpreender e causar tantos sentimentos bons. Gosto de coisas assim, sabe? Coisas simples, mas, cheias de significados.


     Adivinha quanto eu te amo é daqueles livros para curtir 10, 100, 1000 vezes! Essencial para a formação dos pequenos leitores que, com certeza, se encantarão com a relação pai-filho exposta pelo livro. Tratando o amor de forma poética e extremamente sensível [com ilustrações para lá de encantadoras!], Adivinha quanto eu te amo é um livro NECESSÁRIO no acervo de qualquer biblioteca e espaço de leitura.


Adivinha quanto eu te amo

Autor: Sam McBratney
Número de páginas: 32 páginas
Editora: WMF Martins Fontes
Compre na Amazon clicando aqui

Um comentário:

  1. "Advinha quanto eu te amo" é um dos livros mais ternos e maravilhosos e incríveis da vida leitora e da vida educadora! Não tem como não amar néh?!?! Sou meio boba e me emocionei um tanto aqui com sua resenha, realmente são muitas memórias, é muito amor, é muita ternura esse exercício que você fez, são coisas assim que marcam nossa tragetória! Eu concordo com você, esse é um livro NECESSÁRIO a todo espaço de leitura!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir