Resenha: A rainha das rãs não pode molhar os pés

Lola sentindo-se a própria rainha.

Sinopse: Era uma vez um lago onde viviam rãs que faziam coisas de rãs: saltavam e apanhavam moscas, cochilavam, brincavam com as libélulas. Até que a tranquila rotina é subitamente quebrada por um objeto caído do céu. O imprevisto altera completamente o cotidiano do lago assim que uma das rãs torna-se rainha. E o que faz a rainha das rãs além de não molhar os pés e dar ordens às súditas?

🐸

          Hoje falaremos de um livro que, mais uma vez, considero bem necessário nas salas de leitura: A rainha das rãs não pode molhar os pés.


          De maneira lúdica Davide Cali nos apresenta um enredo que em MUITO se assemelha à realidade da sociedade em que vivemos! A rainha das rãs não pode molhar os pés é uma verdadeira fábula e, com certeza, pode ser muito bem aproveitado em sala de aula [quando o li com meu aluno Victor debatemos por loooongos minutos sobre relações de poder e a “conveniência” por parte das pessoas que querem se “dar bem” às custas das outros].


          No livro conhecemos a população de um lago, inteiramente formada por rãs. Essas rãs levavam sua vida pacata fazendo coisas corriqueiras: saltar, apanhar moscas, cochilar depois do almoço… Enfim, uma vida bem tranquila e monótona, bem condizente com a rotina de uma rã. Porém, durante o verão, um acontecimento mudou completamente a rotina das rãs que viviam no lago. Algo caiu do céu e, a partir daí, a história se desenrola.


          O que caiu do céu foi uma pequena coroa e, imediatamente, a rã que subiu à superfície do lago com ela na cabeça, foi nomeada rainha. A rainha cercou-se de fiéis conselheiros que a diziam o que fazer e como agir, dando ordens às outras rãs, estabelecendo limites e classes sociais, onde uns passaram a ter privilégios [a rainha e seus conselheiros] e outros passaram a servir.


          O livro é BÁRBARO porque brinca com um tema político de maneira tão sutil e tão fantástica que você se diverte e, ao mesmo tempo, reflete sobre como em nosso universo essas coisas são tão parecidas com o que vemos na história.


          A rainha rã passa a não conversar mais com as outras rãs e sequer molha mais seus pés!


          Porém, cria-se um concurso de saltos, com o intuito de divertir a rainha. Todas as rãs saltam, mergulham, dão piruetas e, ao final, espera-se que a rainha das rãs dê o maior e mais incrível dos saltos. Quando ela o faz… retorna à superfície sem a sua coroa! E as outras rãs IMEDIATAMENTE passam a trata-la como igual, quer dizer, começam até a destrata-la, pois, ela tenta ordenar que elas procurem sua coroa. Mas é tentativa é em vão.


          A rainha das rãs não pode molhar os pés é um livro a ser apreciado. Ele diverte e encanta [as ilustrações são BELÍSSIMAS], mas, a meu ver, sua principal qualidade é que consegue retratar relações de poder e política de maneira lúdica, transformando-se numa verdadeira fábula moderna.


          Vale a pena ser comprado, emprestado, lido, trabalhado e discutido. Com certeza renderá bons e longos debates com os pequenos [e grandes também!].



          Mais uma PRECIOSIDADE da Editora Pulo do Gato.


A rainha das rãs não pode molhar os pés

Autor: Davide Cali
Número de páginas:
Editora: Pulo do Gato 
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário