Resenha: A raposa amiga - A história de uma raposa diferente



Sinopse: Arnoldo Raposo amava galinhas. Ao contrário de sua família, jamais pensaria em caçá-las. Ele passava horas admirando as barulhentas aves no quintal, ciscando aqui e acolá. Certo dia, enquanto passeava pela fazenda, ele viu uma placa na porta da Sra. Galinácea: ela precisava de uma babá urgentemente! Arnoldo não perdeu tempo e se candidatou. E logo ele tinha seis lindos e fofos pintinhos para cuidar e não poderia estar mais feliz! Até que uma noite seus parentes resolveram caçar na fazenda...E agora? O que é que vai acontecer? Arnoldo conseguirá proteger suas amigas? E os pintinhos ficarão a salvo? Venha conhecer a babá raposa e descubra o final dessa divertida história! Em um livro divertido, colorido e emocionante, as crianças vão aprender que a verdadeira amizade pode vir de onde menos se espera e que as diferenças só são um problema se as enxergarmos assim.

🦊

          Eu adoro quando livros aparentam ser bem simples, mas, na verdade proporcionam grandes momentos de leitura!


          Lembro-me vividamente de quando comprei A raposa amiga. Foi lá em dois mil e treze, eu voltava de um estágio da faculdade e encontrei o livro numa lojinha no município onde estudava. Encantei-me de imediato pelo título e pela capa.


          Em A raposa amiga conhecemos Arnoldo Raposo que AMAVA galinhas. Mas, diferentemente de sua família, ele não gostava delas para comer e sim como amigas!


          Arnoldo Raposo passava horas e horas a fio observando as aves ciscarem aqui e acolá e ficava fascinado com elas colocando ovos por toda a parte da fazenda. Mas, a família de Arnoldo tinha pensamentos completamente opostos aos seus. A mamãe Raposo, o papai Raposo, Lucy e Dênis [seus irmãos] amavam comer galinhas, as consideravam extremamente deliciosas e consideravam uma verdadeira tradição familiar a caça de galinhas para consumo próprio.


          Após passar semanas num verdadeiro “curso intensivo para roubar galinhas da fazenda”, onde a mamãe Raposo mostrou como rastejar pela floresta, entrar no galinheiro sem fazer barulho, espremer-se para passar por um buraco, agarrar uma ou duas galinhas sonolentas e fugir correndo como se não houvesse amanhã antes que o fazendeiro pudesse pegá-los, Arnoldo Raposo decidiu, tristemente, que era hora de sair de casa.


          A cada virar de páginas vamos acompanhando a jornada de Arnoldo que, imediatamente após sair de casa, conseguiu um emprego de babá de pintinhos [emprego este conseguido depois de convencer a Sra. Galinácea de que tinha condições de cuidar de seus pequenos filhotes].


          A raposa amiga é um livro encantador. Daqueles para ler em voz alta com os pequenos e se deliciar com as ilustrações fofíssimas! Nesta semana o li com meu aluno José Leone e, para além da leitura, conversamos sobre animais e suas características, realizamos contagem com os bichinhos da fazenda e, ainda, treinamos a leitura de palavras simples!



O desfecho do livro é uma gracinha. Um verdadeiro final feliz. A raposa amiga é a história de uma raposa diferente que, contornando as tradições familiares e o que se esperava dela, assume uma postura diferente e encontra novos amigos. Bem como uma nova família!


A raposa amiga - A história de uma raposa diferente


Autor: Georgie Adams
Número de páginas: 28 páginas
Editora: Fundamento
Compre na Amazon clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário