Atividades ♥ A girafa Juju

     Hey, hi, alô, como vai?


     Dando sequência as atividades de alfabetização, hoje compartilho com vocês um material que contempla atividades de leitura e escrita.


     Tendo como ponto de partida um pequeno texto que "brinca" com os sons das letras G e J, são propostas cinco atividades diversificadas a fim de aguçar e instigar os educandos, com o objetivo de aprimorar estratégias de leitura e escrita, bem como a interpretação de textos; utilizando, ainda, a escrita de listas de memória, frases e, também, aperfeiçoando o raciocínio e a "leitura de imagens".


     Com alunos em fase de alfabetização e/ou que ainda não se apropriaram "completamente" do sistema de escrita, gosto de trabalhar textos curtinhos, para que eles possam ler e compreender sem grandes dificuldades [mas sem deixar de lado os textos mais complexos e longos que, para serem trabalhados, precisam que haja uma leitura feita pelo professor e intervenções durante a realização de atividades; para textos maiores é válido trabalhar coletivamente]. Faço uso, também, de textos com rimas e com palavras cujas letras se repetem diversas vezes, criando uma leitura mais ritmada e gostosa, que faz com que a criança sinta mais prazer em ler.


     Uma pequena amostra do material (abaixo da figura você encontra o link para o download do material completo):



LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:
 http://www.4shared.com/file/9QJ3sol6ba/A_girafa_Juju_-_Leitura_e_Escr.html

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Atividades de Alfabetização ♥ Animais da Floresta

    Hey, hi, alô, como vai?


    Hoje darei início a uma sequência de postagens contemplando atividades de alfabetização [tanto matemática, quanto leitura e escrita].


    As atividades de alfabetização são verdadeiros “coringas” para o professor. Úteis não só para os que trabalham com o ciclo de alfabetização, mas, necessárias para todos que atuam no Ensino Fundamental I.



    Sabemos que cada criança possui seu próprio ritmo/tempo de aprendizagem e, infelizmente, muitas vezes nos deparamos com alunos no 4º ou 5º ano que não estão completamente alfabetizados. Não sei se por falha do sistema ou o que ocorre realmente, mas, os casos de alunos que avançam sem terem se apropriado adequadamente do sistema de escrita [e leitura] é gritante. Portanto, o professor sempre deve lançar mão de atividades complementares [além do currículo obrigatório] para auxiliarem no processo de alfabetização que, para esses casos e alunos, está acontecendo tardiamente.


    Confesso que, de todas as áreas de ensino, a alfabetização é minha favorita! Encanto-me e vibro a cada conquista, a cada palavra lida por um pequeno, a cada texto produzido, a cada atividade realizada... a “descoberta” do mundo letrado por parte das crianças é algo extremamente encantador e gratificante!


    Farei vários posts de atividades de alfabetização. Este primeiro conta com dois arquivos, um para se aprimorar estratégias de leitura e reflexão sobre a escrita, bem como a interpretação de imagens, e outro com atividades de contagem, leitura e escrita de numerais até 10.
    São seis atividades no total, com o tema "Animais da Floresta". 

    Espero que sejam úteis para seu trabalho em sala de aula e sirvam como um complemento auxiliar ao seu planejamento.

*Para salvar clique com o botão direito do mouse sobre a imagem desejada e aperte em "Salvar link como..."







LINK PARA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO:


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Marca-páginas de Monstrinhos § Passo-a-passo~Como fazer

   Hey, hi, alô, como vai?

   Hoje compartilharei com vocês uma coisa que eu A-M-O [assim mesmo, em caixa alta, para expressar o quanto gosto]: marcadores de páginas!

   Eu adoro marca-páginas! Sejam eles de qualquer tipo; de papel, de borracha, de ímã, de cartolina, de plástico, de elástico, de feltro... Enfim, de todos os tipos e formatos e suportes possíveis.




   Se você trabalhou comigo, foi meu aluno e/ou já conviveu comigo por algum período de tempo, sem dúvida alguma já se deparou com algum desses monstrinhos ao menos uma vez! Eu adoro utilizá-los em meus livros e também de confeccionar para presentear os pequenos.

   Os monstrinhos são muito fofos, extremamente simples de fazer e muuuito práticos [especialmente se você é um leitor ávido como eu; é sempre bom ter alguns espalhados pela casa ou dentro da bolsa para as horas de necessidade, rs].

   Os materiais necessários para a confecção do MARCA-PÁGINAS DE MONSTRINHO são:
  •    Tesoura;
  •    Régua;
  •    Cola;
  •    Cartolina [eles podem ser feitos com qualquer tipo de papel, mas, eu, particularmente, prefiro a cartolina, pois, não é tão “mole” quanto o papel comum nem tão “rígida” quanto o papel cartão.


1º passo - Faça um quadrado de 12cmX12cm na cartolina e corte-o.
   

2º passo – Dobre-o ao meio, formando um triângulo. *lembre-se de apertar bem com os dedos a cada parte dobrada*


3º passo – Pegue a ponta “central” de uma aba do triângulo e dobre-a até a extremidade oposta. *lembre-se de apertar bem com os dedos a cada parte dobrada*


4º passo – Então, você irá dobrar as duas pontas laterais, juntando-as ao topo do triângulo formando, assim, um quadrado. *lembre-se de apertar bem com os dedos a cada parte dobrada*



5º passo – Depois, você pegará uma das pontas que sobraram e irá colocá-la dentro da cavidade formada [que será a boca do monstrinho]. Faça isso com as duas pontas. *lembre-se de apertar bem com os dedos a cada parte dobrada*



6º passo – A estrutura do monstrinho já está pronta. Agora faltam os detalhes para complementar. Use um pedaço de cartolina de outra cor para fazer os dentinhos [geralmente eu aproveito as cartolinas que estou usando no momento, mas, também gosto de fazer com papel prateado].


            Os olhos podem ser feitos com cartolina de cor diferente ou até mesmo desenhados. Eu imprimo alguns de uma imagem que achei no google [deixarei o link abaixo] e recorto/colo no monstrinho.


            As orelhinhas podem ser feitas tanto com a cartolina da cor que você está usando ou de cor diferente. Varia conforme a sua criatividade.


            PRONTO! Agora é ler muitos livros e devorar as palavras enquanto os monstrinhos devoram as páginas (:


            LINK PARA A IMAGEM COM OS OLHOS DE MONSTROS:



Atividades - O Urso e as abelhas - Interpretação e Situações-problema

     Queridos! A partir de hoje postarei algumas atividades elaboradas e idealizadas por mim.

Em minha prática pedagógica procuro sempre trabalhar atividades diferenciadas, que instiguem e estimulem as crianças, proporcionando um desenvolvimento [prazeroso] do processo de ensino-aprendizagem.

Normalmente eu baseio meu trabalho em um texto ou obra literária e, a partir do que foi lido, desenvolvo algumas atividades [das mais diversas, dependendo da necessidade e perfil dos alunos que estou trabalhando] inspiradas na leitura.

Nunca me esquecerei de quando li o livro O HOBBIT para os meninos e passei a criar ‘probleminhas’ matemáticos envolvendo os anões do livro em situações bem absurdas e pequenas interpretações e produções de texto utilizando o plano de fundo da obra como ponto de partida, rs [chegamos a fazer um crossover entre o mago Gandalf e a Rainha de Copas, pois, a obra lida anteriormente tinha sido Alice no País das Maravilhas].

Todas as atividades postadas terão seus respectivos links para download. Peço que, se tiver interesse em utilizá-las e/ou compartilhá-las, utilize o link de compartilhamento do blog para as redes sociais e, por favor, lembre-se de dar os devidos créditos (:

A primeira atividade que compartilharei tem como fio condutor a versão adaptada e reformulada da fábula O URSO E AS ABELHAS, presente em meu livro Confabulando.



Esta é apenas uma proposta inicial e bem simples de possibilidades práticas de se trabalhar o texto. Os dois arquivos se dividem em: um documento com o texto e uma pequena interpretação sobre ele [Objetivo: aperfeiçoar a interpretação de textos e ampliar repertório de fábulas] e outro documento com situações-problema envolvendo os personagens da história [Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico-matemático e revisar operações de adição, subtração e multiplicação].

LINKS PARA DOWNLOAD:
TEXTO E INTERPRETAÇÃO: 


Espero que as propostas de atividades sejam úteis e possam complementar suas vivências e experiências diárias com seus educandos.

Divirtam-se durante a execução e não deixe de compartilhar suas opiniões e/ou adaptações das propostas!


* Vale ressaltar que se faz necessária a preparação do professor, ler a obra antes de levar para a leitura com as crianças; realizar um planejamento que seja coerente para com as reais necessidades dos alunos e propor atividades que possam aprimorar e aperfeiçoar as potencialidades de todos, lembrando que cada um possui seu ritmo/tempo próprio de aprendizagem e cabe ao professor oportunizar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de TODOS.

Temporariamente OFF


Nas últimas semanas não tenho conseguido atualizar o blog da maneira como gostaria. 

Quando criei-o, minha intenção era fazer, no mínimo, um post por dia. Porém, com os revezes da vida e a enxurrada de projetos que tenho feito, não consigo me dedicar da maneira devida.

Portanto, farei uma pausa, deixando as postagens de lado até que eu termine o processo de publicação/finalização do meu livro "Confabulando" e, assim que possível, retornarei postando mais originais e adaptações.

O ano de dois mil e dezesseis começou muito bem para mim. Tive algumas notícias fantásticas que me injetaram ânimo e disposição para seguir escrevendo. Espero que, compartilhando minhas histórias, eu consiga fazer alguém sorrir...

Quem tudo quer tudo perde - A galinha dos ovos de ouro

[...]
É bem provável que todos conheçam a fábula da “Galinha dos ovos de ouro” e seu dono cheio de cobiça que, não satisfeito por já possuir um bem tão extraordinário e precioso, decide sacrificar o pobre animal a fim de descobrir se dentro existia mais ouro...
Mas, afinal: como é que ele conseguiu adquirir uma galinha que põe ovos de ouro? Não é uma coisa que vemos todo dia, não é mesmo? Não podemos chegar à feira e dizer: “Olá, bom dia; dê-me uma galinha que põe dois ovos de ouro e um quilo de tomate, por favor!?”
Partindo dessa pergunta [re]adaptei a fábula “A galinha dos ovos de ouro”, explicando como o dono conseguiu adquirir essa preciosidade em primeiro lugar.
Juntando um conto de fadas e uma fábula, misturei bastante, adicionei uma dose de humor, uma pitada de diversão e o resultado dessa receita mistureba foi o que eu chamo de: CONTO DE FÁBULAS.

Afinal de contas: será que o interior da galinha é feito de ouro?


A galinha dos ovos de ouro

            João Paulo era um camponês que não possuía muitas terras nem grandes criações de animais; não tinha uma bela família nem muitos amigos, mas, possuía um bem incomum e extremamente raro: uma bela galinha que botava ovos de ouro!
            Creio que devo explicar como ele adquiriu este bem tão precioso…
            Bom, quando tinha por volta de doze anos de idade, João Paulo, que vivia com sua mãe nesta época, num casebre de madeira bem humilde e nada luxuoso, tinha apenas uma vaquinha como companhia (além de sua mãe, é claro).
            Os tempos eram duros e a crise assolava todos os lugares e cidades e vilas e vilarejos e fazendas do reino e, como não tinham sequer comida para suprir suas próprias necessidades alimentícias, a mãe de João Paulo chegou para o filho certa vez e disse:
            — Meu filho, vá até a vila e venda a vaquinha no mercado. Não temos mais como alimentá-la e, sinceramente, creio que será bem difícil conseguirmos vendê-la, mas, a esperança é a última que morre e entre ter uma boca a mais para alimentar ou algumas moedas para gastar, eu escolho as moedas.
            O menino ficou cabisbaixo porque era muito ligado a vaquinha, mas, tinha consciência de que sua mãe estava certa e era melhor vender o animal, assim, eles conseguiriam algumas moedas.
            Acredito que você consegue imaginar o que se sucedeu, a história de João Paulo é bem famosa e, para evitar me prolongar por muito tempo, resumirei em tópicos os pontos mais importantes da história de sua vida:
·                    João Paulo foi persuadido por um homem estranho que, ao invés de lhe dar moedas, trocou a vaca por feijões mágicos;
·                    A mãe de João Paulo ficou furiosa e jogou os feijões fora;
·                    Uma forte chuva regou a terra onde os feijões haviam caído, fazendo brotar um gigantesco pé de feijão;
·                    No topo do pé de feijão (que chegava a alturas que superavam as nuvens) tinha um exuberante castelo, habitado por um grotesco gigante mal-encarado;
·                    O gigante tinha alguns objetos mágicos e bens valiosos, dos quais João Paulo, utilizando de toda sua astúcia, perspicácia e malícia, conseguiu afanar a galinha dos ovos de ouro;
·                    O menino cortou o pé de feijão, fazendo com que o gigante fosse incapaz de segui-lo e recuperar o animal mágico.
Ufa! Acho que consegui contar a história de vida dele de maneira bem resumida. Mas deu para entender, né?
Então, João Paulo e sua mãe viveram confortavelmente, usufruindo das regalias compradas com a venda dos ovos de ouro da galinha mágica, porém, num trágico dia cinzento, quando as nuvens estavam tenebrosas e o vento cortava a pele de quem se atrevesse a sair de casa, a mãe de João faleceu. Tendo um triste fim caindo de um precipício…
O tempo foi passando e João Paulo, sem ter outra escolha, seguiu vivendo sua vida pacata. Evitava ao máximo o contato com outros seres humanos e raramente saía de sua casa (exceto para vender o ouro). Ficava apenas em companhia da galinha mágica que, a esta altura, era sua única fonte de renda.
            Todos os dias, assim que acordava, João Paulo dirigia-se ao galinheiro e encontrava um ovo de ouro. Era de lei: a galinha colocava um ovo de ouro por dia. Com o ouro diário, João conseguia viver confortavelmente; não tinha grandes riquezas, mas, com o ovo dourado, conseguia comprar alimentos e roupas, bem como manter a sua humilde casinha de maneira digna e agradável.
            Porém, uma crise se abateu no reino e João, querendo viver confortavelmente e melhorar sua situação sem precisar arranjar um emprego, teve uma ideia que considerou brilhante!
            Bom, se essa galinha põe um ovo de ouro por dia, é de se esperar que dentro dela tenha uma quantidade de ouro bem maior! – pensou consigo.
            Sacrificando o animal, João Paulo mal pôde conter o desespero e frustração que se abateram sobre ele quando abriu a galinha. Ela era igual a todas as outras do galinheiro, sem nem um vestígio de ouro dentro de si.
            Agora, João Paulo, o tolo, querendo uma vida fácil e muitas riquezas de uma só vez, acabou perdendo o ganho diário que tinha assegurado e precisou submeter-se ao primeiro emprego que encontrou pela frente.

            Moral: quem tudo quer tudo perde.

C O N F A B U L A N D O

            
            Finalmente chegou!


            Fruto de muito trabalho, comprometimento e dedicação, meu livro “CONFABULANDO” chegou. Ainda estou meio “bobo”, rindo a toa, numa espécie de êxtase profundo/transe emocional.


            Resultado de um trabalho iniciado no ano de dois mil e quinze, o livro reúne adaptações e versões “remixadas e revisitadas” de fábulas clássicas (e outras nem tanto). Minha intenção durante a escrita era dar um aprofundamento maior a textos tão conhecidos. Tentei dar forma e vida aos personagens, colocando características comuns a todos nós, a fim de fazer com que o leitor se identifique com os personagens e se importe com eles e que, ao fim da leitura, o leitor esteja com um sorriso no rosto e queira ler mais e mais.


            A ideia de realizar uma coletânea de textos do gênero fábulas escritos por mim surgiu a partir dos textos e momentos de [re]escritas que eu tinha com meus alunos do segundo ano do ensino fundamental. Em nossas atividades cotidianas reescrevíamos e criávamos textos de nossa própria autoria e, a cada dia passado em contato com essas crianças, eu me sentia mais e mais inspirado e motivado a criar e deixar fluir minhas ideias. Portanto, após muitos escritos e adaptações e leituras e ilustrações, resolvi publicar alguns de meus textos, o que culminou na obra CONFABULANDO.


            Este trabalho é bem pessoal e foi realizado com muito amor.


            Creio que a paixão com que escrevi e “construí” este livro é bem perceptível em cada página. Desde os nomes dos personagens (inspirados nos alunos do meu segundo ano) as características que os personagens receberam... Tudo está bem ligado ao meu trabalho e a forma com que me relaciono com meus educandos.


            [.] sabe, eu sempre "preguei" para meus alunos que eles devem seguir seus sonhos e pensar sempre em frente, esforçando-se ao máximo para realizar seus objetivos e metas de maneira prazerosa, mas, confesso que muitas vezes eu não aplicava esses ensinamentos para mim mesmo [..] ainda bem que o mundo dá voltas, as coisas mudam e nós (graças a Deus!) mudamos e crescemos e evoluímos também. Hoje, ao ver meu livro pronto, com cheirinho de novo, não poderia estar mais satisfeito comigo mesmo [!] Um sonho de infância que, pouco a pouco, vou realizando [...]