Com Enrico de Prata e as crianças, numa de minhas andanças pedagógicas |
"A lição mais importante que as crianças precisam aprender é que estamos todos conectados uns aos outros no nível da alma e precisamos aprender a amar o próximo e cuidar dele, não importa o que for necessário! Que nossos pensamentos, palavras e ações realmente afetam aqueles próximos de nós. Que mudar o mundo começa com uma ideia. Que o amor pode tudo." (Madonna)
Capa do livro/ Google Imagens |
O que dizer do meu segundo livro infantil favorito?
Palavras me faltam para descrever toda a beleza deste livro!
Em minha opinião, "Enrico de Prata" é fantástico.
O livro conta a história de Enrico, um homem extremamente rico e poderoso, porém, completamente infeliz. Enrico possui castelos, riquezas, luxo e poder, mas é absolutamente mal-humorado e sente que, apesar de toda a riqueza material que o cerca, falta algo em sua vida. É quando ele toma conhecimento da existência de um velho sábio que a vida de Enrico muda profundamente! Ele embarca numa jornada de auto-descoberta e realização pessoal, a fim de encontrar o maior tesouro da vida.
O texto do livro é muito bem escrito e a história se desenvolve de uma maneira que não tem como deixar de se envolver e mergulhar nas páginas.
Acompanhando a história de Enrico estão as ilustrações que, em minha humilde opinião, são o que há de mais excepcional no livro. Feitas por Rui Paes, elas compõem um cenário de tirar o fôlego. Representando os personagens em formas humanas, porém, com "rostos" de animais, Rui traz componentes característicos das fábulas para abrilhantar ainda mais o texto de Madonna que soa exatamente como uma fábula clássica, mostrando-nos um personagem "problemático" que, ao fim de sua jornada, consegue nos transmitir uma boa moral e uma lição para toda vida.
Penso que todos deveriam ler este livro, crianças, jovens, idosos, adultos... Uma fábula atemporal e extremamente real, nos faz pensar e repensar conceitos que trazemos há tanto tempo enraizados em nosso interior.
Site da autora: http://www.madonna.com/
Site do ilustrador: http://ruipaes.com/
Site da editora: http://www.rocco.com.br/index.php/livro?cod=1388
Como sinto-me feliz observando você com as crianças... A Escola deveria ter mais seres humanos assim... Poderia haver uma mudança na Educação para que os professores não necessitassem da "dupla jornada"; poderiam tirar um tempo para "ouvir" os anseios das nossas crianças que, por tantas vezes, silenciam, demonstrando por meio de atitudes consideradas "inaceitáveis" por muitos... O amor precisa prevalecer!!! Sem amor pelo que se faz, tudo sempre será "horrível"...
ResponderExcluir